Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/38174
Title: Sustentabilidade e resiliência num problema de localização-distribuição
Author: Figueiredo, Bruna Elisa de Matos
Advisor: Lopes, Rui Borges
Keywords: Logística
Problema de localização-distribuição
Sustentabilidade
Resiliência
Programação linear inteira-mista
Defense Date: 20-Jul-2022
Abstract: A sustentabilidade e a resiliência constituem duas tendências com importância significante. O objetivo central dos gestores foi, e continua a ser, a satisfação das expectativas dos clientes ao menor custo possível. Contudo, a fim de preservarem a sustentabilidade da sua vantagem competitiva, as organizações enfrentam agora novos desafios. Encontrar um compromisso entre os lucros obtidos e as externalidades geradas na comunidade e no planeta evidencia-se um interesse essencial, perante as crescentes preocupações ambientais e sociais. Ademais, a incerteza e a sujeição a uma multiplicidade de riscos de disrupção compelem as empresas a tornarem os seus sistemas mais resilientes. Incentivar as organizações a considerar estes aspetos demonstra-se uma pretensão desafiante quando os custos implicados são elevados e não proporcionam um retorno evidente para as partes interessadas. A Análise Multiobjetivo pode contribuir para a identificação dos trade-offs entre os aspetos ambientais e de resiliência e o influente fator custo. A função logística representa uma parte considerável das despesas de uma organização e os seus custos podem ser substancialmente reduzidos, através de um planeamento adequado das redes de distribuição. Os problemas de localização-distribuição combinam, de forma integrada, as decisões logísticas de localização e de distribuição. Por conseguinte, o trabalho apresentado neste documento aborda um problema de localização-distribuição multiobjetivo, no qual os conceitos de resiliência e de sustentabilidade são integrados e modelados sob a forma de funções objetivo. Os resultados obtidos para duas instâncias de teste permitiram concluir que, embora as soluções mais amigas do ambiente não sejam necessariamente as de custo mais elevado, o mesmo não se verifica com as mais resilientes. No entanto, o modelo proposto permitiu a obtenção de soluções que apresentam um bom compromisso entre a resiliência das redes logísticas de distribuição, os impactos ambientais resultantes da sua atividade e os custos totais envolvidos.
Sustainability and resilience are two trends of significant importance. The central objective of managers has been, and continues to be, to meet customer expectations at the lowest possible cost. However, to preserve the sustainability of their competitive advantage, organizations now face new challenges. Finding a compromise between profits and the externalities generated in the community and on the planet is an essential interest due to growing environmental and social concerns. In addition, uncertainty, and exposure to a diversity of disruptive risks forces companies to make their systems more resilient. Encouraging organizations to consider these aspects proves to be a challenging goal when the costs involved are high and do not provide a clear return for stakeholders. Multi-objective Analysis can help to identify the trade-offs between environmental and resilience aspects and the influential cost factor. The logistics function represents a considerable part of an organization's expenses, and its costs can be substantially reduced through proper planning of distribution networks. Location-routing problems handle, in an integrated way, the logistical decisions of location and distribution. Therefore, the work presented in this document addresses a multi-objective location-routing problem, in which the concepts of resilience and sustainability are integrated and modeled in the form of objective functions. The results obtained for two test instances allowed to conclude that, although the most environmentally friendly solutions are not necessarily the ones with the highest cost, the same is not true for the most resilient ones. However, the proposed model enabled the generation of solutions that demonstrated a good compromise between the resilience of distribution logistics networks, the environmental impacts resulting from their activity and the total costs involved.
URI: http://hdl.handle.net/10773/38174
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEGEIT - Dissertações de mestrado

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