Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/38158
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dc.contributor.authorSantana, Helena Maria da Silvapt_PT
dc.contributor.authorSantana, Maria do Rosário da Silvapt_PT
dc.date.accessioned2023-06-21T13:52:23Z-
dc.date.available2023-06-21T13:52:23Z-
dc.date.issued2021-12-21-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/38158-
dc.description.abstractConstança Capdeville (1937-1992) exerceu a sua atividade criadora em vários domínios, sendo que a contante aliança entre a música e a arte cénica aparece, na sua obra, ligada, e em parti- cular, ao Teatro Musical. O som, o espaço sonoro e o espaço das artes multimédia e plástica, merecem, da sua parte, uma atenção detalhada, sendo que se encontram identicamente em estreita relação com o corpo e uma gestualidade performativa inerente à criação/interpreta- ção da obra. Com uma componente pluridisciplinar marcada, e uma apetência assinalada pela Forma Aberta, a sua obra reflete ainda a influência de vários autores, nomeadamente Cage, Schwitters, Berio ou Kagel. Denotamos também a influência de Lorca, Joyce, Cendrars, Poe ou Elliot e, nesta obra em particular, de Picasso e Dalí, pois que, do ponto de vista técnico utiliza a colagem. Utiliza igualmente a justaposição de materiais e ações diversas, bem como a intertextualidade. Segundo a autora, a sua obra contém ainda uma mística incessante, bem como uma dialética com o invisível. Neste sentido, e através da obra Double (1982), pretendemos mostrar como a autora reflete sobre o Mito de Narciso, o Egotismo e a Alienação que dele se desprende pelo diálogo que estabelece consigo mesmo num despreendimento com o demais. Através da análise de Double iremos perceber de que forma uma interpretação pode revelar os conteúdos imagísticos e imagéticos propostos pela autora revelando o eu e o outro, num con- fronto entre elementos díspares num contraponto intenso e revelador.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherUA Editorapt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectDoublept_PT
dc.subjectConstança Capdevillept_PT
dc.subjectTeatro musicalpt_PT
dc.subjectObra abertapt_PT
dc.subjectEgotismopt_PT
dc.subjectAlienaçãopt_PT
dc.title“Double” (1982) de Constança Capdeville: a obra onde o ego se descobre num universo outro que não o de si própriopt_PT
dc.title.alternativeDouble (1982) by Constança Capdeville: the work where the ego finds itself in a universe other than itselfpt_PT
dc.typearticlept_PT
dc.description.versionpublishedpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
degois.publication.firstPage139pt_PT
degois.publication.lastPage154pt_PT
degois.publication.titleForma Brevept_PT
degois.publication.volume17pt_PT
dc.identifier.doi10.34624/fb.v0i17.27109pt_PT
dc.identifier.essn2183-4709pt_PT
Appears in Collections:INETmd - Artigos

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