Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/38158
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santana, Helena Maria da Silva | pt_PT |
dc.contributor.author | Santana, Maria do Rosário da Silva | pt_PT |
dc.date.accessioned | 2023-06-21T13:52:23Z | - |
dc.date.available | 2023-06-21T13:52:23Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-21 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10773/38158 | - |
dc.description.abstract | Constança Capdeville (1937-1992) exerceu a sua atividade criadora em vários domínios, sendo que a contante aliança entre a música e a arte cénica aparece, na sua obra, ligada, e em parti- cular, ao Teatro Musical. O som, o espaço sonoro e o espaço das artes multimédia e plástica, merecem, da sua parte, uma atenção detalhada, sendo que se encontram identicamente em estreita relação com o corpo e uma gestualidade performativa inerente à criação/interpreta- ção da obra. Com uma componente pluridisciplinar marcada, e uma apetência assinalada pela Forma Aberta, a sua obra reflete ainda a influência de vários autores, nomeadamente Cage, Schwitters, Berio ou Kagel. Denotamos também a influência de Lorca, Joyce, Cendrars, Poe ou Elliot e, nesta obra em particular, de Picasso e Dalí, pois que, do ponto de vista técnico utiliza a colagem. Utiliza igualmente a justaposição de materiais e ações diversas, bem como a intertextualidade. Segundo a autora, a sua obra contém ainda uma mística incessante, bem como uma dialética com o invisível. Neste sentido, e através da obra Double (1982), pretendemos mostrar como a autora reflete sobre o Mito de Narciso, o Egotismo e a Alienação que dele se desprende pelo diálogo que estabelece consigo mesmo num despreendimento com o demais. Através da análise de Double iremos perceber de que forma uma interpretação pode revelar os conteúdos imagísticos e imagéticos propostos pela autora revelando o eu e o outro, num con- fronto entre elementos díspares num contraponto intenso e revelador. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | UA Editora | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Double | pt_PT |
dc.subject | Constança Capdeville | pt_PT |
dc.subject | Teatro musical | pt_PT |
dc.subject | Obra aberta | pt_PT |
dc.subject | Egotismo | pt_PT |
dc.subject | Alienação | pt_PT |
dc.title | “Double” (1982) de Constança Capdeville: a obra onde o ego se descobre num universo outro que não o de si próprio | pt_PT |
dc.title.alternative | Double (1982) by Constança Capdeville: the work where the ego finds itself in a universe other than itself | pt_PT |
dc.type | article | pt_PT |
dc.description.version | published | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
degois.publication.firstPage | 139 | pt_PT |
degois.publication.lastPage | 154 | pt_PT |
degois.publication.title | Forma Breve | pt_PT |
degois.publication.volume | 17 | pt_PT |
dc.identifier.doi | 10.34624/fb.v0i17.27109 | pt_PT |
dc.identifier.essn | 2183-4709 | pt_PT |
Appears in Collections: | INETmd - Artigos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
27109-Texto do Trabalho-61564-2-10-20211229.pdf | 988.44 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.