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Title: O mercado alimentar de produtos biológicos: o caso da Quinta de Jugais
Author: Lopes, Margarida Fernandes
Advisor: Cunha, Conceição Maria
Keywords: Mercado biológico
Oferta
Procura
Motivações
Desafios
Estratégias
Defense Date: 14-Dec-2022
Abstract: O mercado biológico de produtos alimentares tem vindo a crescer substancialmente nos últimos anos, tendo-se tornado numa tendência. Tal devese ao facto de a sociedade se revelar mais consciente relativamente à relação entre a sua alimentação e a sua saúde e o meio ambiente. Este trabalho, realizado no âmbito de um estágio curricular, consistiu num estudo de caso e o seu principal objetivo foi identificar possíveis estratégias ou ações nas quais as empresas possam apostar de maneira a aumentar e solidificar a sua presença neste mercado. Assim, foi analisada a perspetiva da oferta através de entrevistas, e a perspetiva da procura através de inquéritos. Os resultados obtidos indicam que, de facto, é a preocupação com a saúde e o ambiente a grande motivadora do consumo destes produtos, e o preço o maior entrave à mesma. Relativamente à perspetiva da oferta, o crescente aumento desta necessidade do consumidor foi considerada a maior motivação para atuar neste mercado e preço foi considerado o maior desafio relativo a este mercado. Conclui-se que, tanto os consumidores, como a empresa, prevêem que este é um mercado que irá continuar a crescer no futuro, no entanto, tal crescimento poderá ser comprometido pelo futuro da economia. É possível concluir também que seria importante para a empresa na qual foi realizado o estudo, apostar em campanhas e estratégias de marketing direcionadas especificamente a este mercado, de maneira a garantir a informação do consumidor, não só em relação a esta gama de produtos, mas também em relação aos valores da marca e do seu posicionamento em relação a comportamentos e ações que este mercado espera.
The organic market has grown substantially in recent years and has become a trend. This happened because the society is more aware of the relation between its food choices and its health and the environment. This work consisted in a case study and its main purpose was to identify possible actions or strategies that companies can bet on in order to increase their presence in this market. Thus, the supply perspective was analyzed through interviews, and the demand perspective was analyzed through a survey. The results tell us that it is the concern with health and the environment that is the greatest motivator for the consumption of these products, and the price is the biggest obstacle to it. Regarding the supplier perspective, the growing of this need in the market was considered the biggest motivation to act in it and the price the biggest challenge. We conclude that both consumers and the company predict that this is a market that will continue to grow in the future, however, such growth may be compromised by the future of the economy. Regarding the obtained results, it was concluded that it would be important for the company in which the internship took place to invest in marketing campaigns and strategies specifically targeted for this market, in order to ensure consumer information, not only regarding this range of products, but also the brand values and its positioning regarding to behaviors and actions that this market requires.
URI: http://hdl.handle.net/10773/38030
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEGEIT - Dissertações de mestrado

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