Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/37965
Title: Antecedentes para a fidelização do consumidor às marcas: uma revisão de literatura
Author: Pedrosa, Diana
Santos, Luís
Filipe, Sandra
Keywords: Antecedentes da fidelização
Comportamento do consumidor
Fidelização
Marca
Marketing relacional
Issue Date: 24-Jul-2022
Publisher: UA Editora
Abstract: Num cenário extremamente competitivo e volátil, torna-se desafiante para as marcas não só conquistar os consumidores, mas também possuir a capacidade de manter relações positivas e de longo prazo com os mesmos. Neste sentido, é essencial compreender e explorar de modo eficaz os fatores que contribuem para a fidelização dos consumidores às marcas. Este artigo visa identificar e revisitar os fatores que contribuem para esta fidelização dos consumidores, com base numa revisão de literatura recente e relevante sobre a temática. As evidências da literatura indicam que -o relacionamento entre consumidor e a marca, o compromisso organizacional, a confiança, o amor à marca, a experiência com a marca, as comunidades nas redes sociais e a cocriação, o passa-a-palavra, a inovação e a responsabilidade social corporativa - influenciam positivamente a fidelização dos consumidores às marcas.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/37965
DOI: 10.34624/iciemc.v0i3.29761
ISSN: 2184-9102
Appears in Collections:ISCA-UA - Artigos
GOVCOPP - Artigos

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