Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/3794
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorHarper, Nancy Louisa Leepor
dc.contributor.authorCarrolo, Ana José Pintopor
dc.date.accessioned2011-07-19T11:42:06Z-
dc.date.available2011-07-19T11:42:06Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/3794-
dc.descriptionMestrado em Música - Ensino Vocacionalpor
dc.description.abstractNeste projecto educativo foi desenvolvido um trabalho sistematizado durante a prática pedagógica, no sentido de criar novas estratégias para abordar a expressividade na música. O projecto envolveu oito alunos de piano com idades compreendidas entre os 6 e os 9 anos e teve como objectivo desenvolver capacidades expressivas, a partir da prática de música em conjunto. Assim, durante três meses cada aula destes alunos contemplou dez minutos para o trabalho de execução de música em conjunto, com peças em que é acrescentado um acompanhamento para o professor. Esta actividade considerou como ponto fundamental a aprendizagem da respiração como fonte de interacção e sincronia com o professor e como referência para o sentido de frase.por
dc.description.abstractIn this Educational Project, a systematic work was developed during the Practice Teaching component in order to create new strategies for teaching/learning music expressivity. Specifically, the project involved eight piano pupils from ages 6 - 9 years and aimed to develop their expressive abilities through ensemble music-making. During three months, ten minutes of each pupil’s lesson were dedicated to ensemble music, in which teacher accompaniments were added to pupil’s pieces. This activity focused on breathing techniques as a source of interaction and synchrony with the teacher and as a reference for the sense of phrasing. Finally, based on these strategies, a correlation was achieved between the corporal behaviour of the blind musicians and their daily movements.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade de Aveiropor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEducação musicalpor
dc.subjectTécnicas musicaispor
dc.subjectInterpretação musicalpor
dc.subjectPianopor
dc.titleRespirando em conjunto: uma nova estratégia para o ensino da expressividade aplicada a alunos de iniciação de pianopor
dc.typemasterThesispor
thesis.degree.levelmestradopor
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropor
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Projecto_Educativo.pdf199.27 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.