Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/3788
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPortugal, Maria Gabriela Correia de Castropor
dc.contributor.authorMarchão, Amélia de Jesus Gandumpor
dc.date.accessioned2011-07-18T14:15:26Z-
dc.date.available2013-02-05T15:48:33Z-
dc.date.issued2010-11-09-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/3788-
dc.descriptionDoutoramento em Ciências da Educaçãopor
dc.description.abstractApresenta-se nesta tese um estudo de natureza qualitativa que inclui seis estudos de caso, a partir dos quais se desocultam as práticas pedagógicas de três salas de jardim de infância e de três salas do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O quadro narrativo, interpretativo e de reflexão que elegemos, permitiu-nos identificar e discutir os processos de construção e gestão curricular e os estilos dos educadores e dos professores na promoção de oportunidades para a construção do pensamento crítico das crianças que frequentam a Educação Pré-escolar e o 1.º Ciclo do Ensino Básico.por
dc.description.abstractWe present in this thesis a qualitative study that includes six case studies, from which we unhide the teaching practices of three kindergarten rooms and three primary school rooms. The narrative, interpretation and reflection frame that we chose allowed us to identify and discuss the processes of curriculum building and management and the styles of kindergarten and primary school teachers in promoting opportunities for building the critical thinking of children who attend kindergarten and primary school.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade de Aveiropor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectCiências da educaçãopor
dc.subjectEducação pré-escolar: Portugalpor
dc.subjectEnsino básico 1º ciclo: Portugalpor
dc.subjectAvaliação de currículospor
dc.subjectDesenvolvimento dos currículospor
dc.subjectMetodologia de ensinopor
dc.subjectPrática pedagógicapor
dc.subjectEducação das criançaspor
dc.subjectDesenvolvimento das criançaspor
dc.title(Re)construir a prática pedagógica e criar oportunidades para pensarpor
dc.typedoctoralThesispor
thesis.degree.leveldoutoramentopor
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropor
dc.identifier.tid101200684-
Appears in Collections:UA - Teses de doutoramento
DEP - Teses de doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese, Amélia de Jesus Gandum Marchão.pdf4.57 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.