Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/37871
Title: Impacto dos vlogs de viagem na intenção de viajar: análise comparativa entre a primeira visita e a revisita
Author: Conceição, Beatriz Gaspar
Advisor: Costa, Rui Augusto da
Moreira, António Carrizo
Keywords: Vlogs de viagem
Imagem do destino
Word-of-Mouth (WOM)
Intenção de viajar
Marketing de destino
Defense Date: 9-Dec-2022
Abstract: Os vlogs de viagem referem-se a vídeos gerados por turistas e partilhados online que representam a experiência de viagem dos criadores e envolvem vários aspetos turísticos como atividades de viagem, alojamento, alimentação e aventuras. Tendo-se tornado um canal importante para os turistas obterem informações úteis, os vlogs de viagem influenciam positivamente a imagem percebida de um destino, a intenção de comportamento WOM e, consequentemente, a intenção de viagem dos espetadores. Ainda, como forma de conteúdo gerado por turistas, os vlogs de viagem são suscetíveis de complementar as limitações dos vídeos promocionais das organizações de marketing de destino e têm um grande potencial de marketing devido ao seu importante papel na tomada de decisão dos consumidores. O objetivo principal desta dissertação consistiu em perceber quais os principais determinantes dos vlogs de viagem no comportamento WOM, na imagem percebida de um destino e, consequentemente, na intenção de viajar para esse destino. Neste sentido, foi elaborado e aplicado um questionário, sendo feita a distinção entre pessoas que visitaram ou não o destino de viagem, antes de verem o vídeo. Os dados obtidos das 360 respostas foram devidamente analisados e comparados através das ferramentas IBM SPSS Statistics 28.0 e SmartPLS 4 e os resultados permitem concluir que há diferentes determinantes na intenção de viagem, no contexto dos vlogs de viagem. Mais especificamente, a utilidade percebida, o escapismo e o comportamento WOM são determinantes principais da imagem percebida do destino e o comportamento WOM tem como antecedentes o prazer percebido, a inspiração e o escapismo. Por último, a imagem do destino e o comportamento WOM influenciam positivamente a intenção de viajar para um destino.
Travel vlogs refer to videos generated by tourists and shared online that represent the creators' travel experience and involve various tourist aspects such as travel activities, accommodation, food and adventures. Having become an important channel for tourists to obtain useful information, travel vlogs positively influence the perceived destination image, WOM behaviour intention and, consequently, viewers' travel intention. Also, as a form of tourist-generated content, travel vlogs are likely to complement the limitations of destination marketing organisations' promotional videos and have great marketing potential due to their important role in consumer decision making. The main objective of this dissertation was to understand which are the main determinants of travel vlogs in WOM behaviour, in the perceived image of a destination and, consequently, in the intention to travel to that destination. For this purpose, a questionnaire was designed and applied, with a distinction being made between people who had or had not visited the destination before watching the video. The data obtained from the 360 responses was duly analysed and compared using IBM SPSS Statistics 28.0 and SmartPLS 4 and the results lead to the conclusion that there are different determinants of travel intention in the context of travel vlogs. More specifically, perceived usefulness, escapism and WOM behaviour are main determinants of perceived destination image and WOM behaviour has perceived pleasure, inspiration and escapism as antecedents. Finally, destination image and WOM behaviour positively influence the intention to travel to a destination.
URI: http://hdl.handle.net/10773/37871
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEGEIT - Dissertações de mestrado

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