Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/37839
Title: Melhorias na logística interna de um armazém de peças de manutenção na indústria cerâmica
Author: Ferreira, Inês Seabra
Advisor: Ramos, Ana Luísa
Keywords: Gestão de armazém
Peças de manutenção
Layout
Lean warehousing
5S
Operações de armazém
Criticidade de peças
Defense Date: 25-Jul-2022
Abstract: Num mercado cada vez mais competitivo e industrializado, a manutenção da maquinaria assume um papel fundamental para uma produção contínua e eficiente, sem tempos de paragem prolongados. No entanto, para um bom desempenho, a manutenção requer um armazém de peças apto e capaz de garantir a disponibilidade dos equipamentos. Assim, o presente projeto, desenvolvido na empresa Pavigrés, tem como objetivo implementar melhorias na logística do armazém de peças de manutenção, visando sobretudo os processos, o layout e a gestão de peças críticas. No desenvolvimento do projeto foram estudadas soluções para mitigar os erros associados aos processos de armazém, recorrendo ao Business Process Management. Da mesma forma, foi apresentada também uma adaptação ao layout que permite um aproveitamento adicional de 12% da área de armazenamento e foram aplicadas ferramentas Lean, nomeadamente o 5S, para maior arrumação e organização do espaço. Para além disto, foi desenvolvido um modelo para a avaliação da criticidade de peças, que torna mais consistente e suportada a decisão de as manter ou não em stock. Adicionalmente, de forma a motivar uma melhoria contínua sustentável, foi ainda apresentada uma proposta de indicadores de desempenho que permitem acompanhar o desenvolvimento do armazém.
In an increasingly competitive and industrialized market, machinery maintenance assumes a fundamental role for continuous and efficient production, without prolonged downtime. However, in order to have a good performance, maintenance requires a spare parts warehouse capable of guaranteeing the availability of equipment. Thus, the present project, developed in the company Pavigrés, has the objective of implementing improvements in the logistics of a spare parts warehouse, mainly the processes, the layout and the management of critical parts. In the development of the project, solutions were developed to mitigate errors associated with warehouse processes, using Business Process Management. Likewise, an adaptation to the layout was also presented, which allowed an additional use of 12% of the storage area. Lean tools were applied, namely 5S, for tidiest and organized space. In addition, a model was developed to assess the criticality of parts, which makes the decision to keep in stock more consistent and supported. Additionally, in order to encourage a sustainable continuous improvement, a proposal for performance indicators was also presented that allowed the monitoring of the warehouse’s development.
URI: http://hdl.handle.net/10773/37839
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEGEIT - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento_Inês_Ferreira.pdf6.48 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.