Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/37829
Title: Armazém central de um centro hospitalar: implementação de melhorias ao nível do layout e da organização dos fluxos
Author: Soares, Gisela Sofia Meneses
Advisor: Xambre, Ana Raquel
Keywords: Logística hospitalar
Layout de armazém
Ciclo PDCA
5S
Diagrama de Pareto
Defense Date: 20-Jul-2022
Abstract: Com o surgimento da pandemia COVID-19, tornaram-se evidentes algumas fragilidades da gestão logística hospitalar como, por exemplo, os problemas relacionados com o armazenamento. No início de 2020, a aquisição de materiais para proteger os profissionais de saúde e tratar os doentes infetados, levou ao armazenamento de uma grande quantidade de material. O projeto desenvolvido no Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga, E.P.E., no Serviço de Logística e Imobilizado pretendeu melhorar o layout do armazém central, atendendo às mais recentes alterações ao nível de variedade de material e quantidade em stock. A reorganização do armazém central teve como objetivo reduzir o tempo necessário à tarefa de picking, conseguir, desta forma, responder de forma mais célere aos pedidos dos serviços dos clientes internos e, ainda, diminuir a distância percorrida ao longo de um dia por cada colaborador, melhorando o seu bem estar físico. Para alcançar os objetivos delineados, foi elaborado um levantamento de problemas que contribuíam para a demora na preparação dos pedidos dos serviços, com o auxílio do diagrama de causa-efeito. Com esta análise foi possível identificar e desenvolver diversas potenciais ações de melhoria. Após essa fase, recorreu-se ao ciclo PDCA, 5S, diagrama de Pareto e diagrama de Spaghetti para analisar as diferentes situações e atingir os resultados pretendidos. Após a reorganização do armazém central, obteve-se uma redução no tempo da tarefa de picking de cerca de 22%. Desta forma, comprovou-se que as alterações realizadas proporcionaram um aumento da produtividade dos colaboradores.
With the emergence of the pandemic COVID-19, some weaknesses in hospital logistics management have become evident, such as storage related problems. In early 2020, the acquisition of materials to protect health professionals and treat infected patients led to the storage of a large amount of material. The project developed at Entre o Douro e Vouga Hospital Center, E.P.E., in the Logistics and Fixed Assets Service, aimed to improve the layout of the central warehouse, given the most recent changes in terms of variety of material and quantity in stock. The purpose of the reorganization of the central warehouse was to reduce the time needed for the picking task, to help the warehouse respond more quickly to requests from internal customers' services and also to reduce the distance travelled in a day by each employee, thus improving their physical well-being. To achieve the outlined goals, a survey of the problems that contributed to the delay in the preparation of service requests was conducted, with the help of the cause-and-effect diagram. With this analysis it was possible to identify and develop several potential improvement actions. After this phase, the PDCA cycle, 5S, Pareto diagram, and Spaghetti diagram were used to analyse different situations and achieve the desired results. After reorganizing the central warehouse, a reduction in the picking task time of about 22% was obtained. Thus, it was proven that the changes made provided an increase in employee productivity.
URI: http://hdl.handle.net/10773/37829
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEGEIT - Dissertações de mestrado

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