Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/37766
Title: Experiências gastronómicas como fator de atração de visitantes: o caso do olivoturismo
Author: Veríssimo, Inês Alexandra Pereira
Advisor: Costa, Rui Augusto da
Keywords: Experiências gastronómicas
Olivoturismo
Portugal
Recursos endógenos
Dop
Defense Date: 14-Dec-2022
Abstract: As experiências gastronómicas têm vindo a ocupar um lugar de maior destaque ao nível de um destino, por constituírem um fator de atração, pelo que o estudo do olivoturismo surge nesse sentido, em que os países euro mediterrânicos tiram proveito de um recurso já existente no seu território, o azeite, para desenvolver uma experiência turística em torno deste mesmo produto. A definição das experiências gastronómicas e componentes associadas constituem a parte fundamental desta investigação, assim como das experiências de olivoturismo sobre os mesmos moldes. Desta forma, as motivações e tipos de turistas vieram auxiliar na compreensão das necessidades dos consumidores e do que estes procuram quando viajam para um destino com este intuito. Com o desenvolvimento deste estudo verificou-se que ainda não existem muitos estudos que relacionem as experiências gastronómicas com o turismo do azeite em Portugal, pelo que este trabalho pretende contribuir nesse sentido. O principal objetivo desta dissertação é compreender de que forma as experiências gastronómicas podem significar um fator de atração para os visitantes, especialmente as experiências ligadas ao azeite. Isto será estudado ao nível do território português como um todo e para isso irá recorrer-se à perceção dos visitantes de experiências gastronómicas realizadas em Portugal e aos pareceres dos agentes da oferta em relação às experiências de olivoturismo. Para esta investigação optou-se por uma metodologia mista: entrevistas a empresas ou órgãos relevantes no que concerne o tema do turismo do azeite e um questionário aos visitantes de experiências gastronómicas. Com o inquérito foi possível obter 66 respostas válidas que permitiram a realização de análises estatísticas para determinar as componentes com maior influência em experiências deste tipo. Conclui-se que existem componentes das experiências gastronómicas que possuem uma maior relevância na formação e avaliação de uma experiência do que outras, no entanto todas elas contribuem para a perceção de uma experiência positiva por parte do visitante.
The gastronomic experiences have been occupying a more prominent place at the level of a destination, as an attraction factor, so the study of olivotourism arises in this sense, in which the Euro-Mediterranean countries take advantage of an existing resource in their territory, olive oil, to develop a tourist experience around this same product. The definition of gastronomic experiences and associated components constitute the fundamental part of this research, as well as the olivotourism experiences on the same lines. In this way, the motivations and types of tourists came to help in understanding the needs of consumers and what they seek when they travel to a destination for this purpose. With the development of this study it was found that there are not many studies that relate gastronomic experiences with olive oil tourism in Portugal, so this work aims to contribute in that direction. The main objective of this dissertation is to understand how gastronomic experiences can mean an attraction factor for visitors, especially the experiences related to olive oil. This will be studied at the level of the Portuguese territory as a whole and for that we will use the perception of visitors of gastronomic experiences in Portugal and the opinions of the agents of supply in relation to olive oil tourism experiences. For this research a mixed methodology was chosen: interviews with companies or relevant bodies in what concerns olive oil tourism and a questionnaire to visitors of gastronomic experiences. With the survey it was possible to obtain 66 valid answers that allowed statistical analysis to determine the components with most influence in experiences of this type. It is concluded that there are components of gastronomic experiences that have a greater relevance in the formation and evaluation of an experience than others, however they all contribute to the perception of a positive experience by the visitor.
URI: http://hdl.handle.net/10773/37766
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEGEIT - Dissertações de mestrado

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