Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/37164
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Geraldo, Teresa | pt_PT |
dc.contributor.author | Reis, Cícero Thiago Monteiro Dantas dos | pt_PT |
dc.date.accessioned | 2023-04-18T13:56:25Z | - |
dc.date.available | 2023-04-18T13:56:25Z | - |
dc.date.issued | 2023-02-28 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10773/37164 | - |
dc.description.abstract | Dado a ausência de uma avaliação sistemática para o ensino médio de nível técnico no Brasil, assim como ocorre na educação de nível superior, propõese a partir do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima, Campus Boa Vista Zona Oeste, a estruturação de uma avaliação contextual que vá ao encontro das diferentes perspectivas dos profissionais da instituição e da sociedade no entendimento do que é a qualidade para esse ciclo de ensino. O presente trabalho, enquadrado no âmbito das políticas públicas, tem como foco a análise da participação de diferentes grupos na avaliação da qualidade pelas lentes teóricas do modelo Advocacy Coalition Framework. Projetado para ser um processo deliberativo orientado, contouse com Logic Model como organizador e estruturador dos parâmetros avaliativos, e do modelo Macbeth Multicriteria Analysis para avaliar o grau de concordância dos participantes. Concluiu-se que os parâmetros escolhidos refletiram os objetivos políticos de inclusão da instituição e que as escolhas individuais referentes às prioridades da avaliação pouco divergiram das escolhas do grupo, entretanto foram suficientes para a formação de duas coligações. | pt_PT |
dc.description.abstract | Given the absence of a systematic evaluation for secondary education at the technical level in Brazil, as in higher education, it is proposed, from the Federal Institute of Education, Science and Technology of Roraima, Campus Boa Vista Zona Oeste, to structuring of a contextual assessment that meets the different perspectives of professionals from the institution and society in understanding what quality is for this teaching cycle. This project, which belongs to the field of public policies and focuses on the analysis of the participation of different groups through the theoretical lens of the Advocacy Coalition Framework model. Designed to be a oriented deliberative process, it also counts for the methodological structuring with the Logic Model and Macbeth Multicriteria Analysis models. As it could not be different, the concepts about quality, performance evaluation and deliberative democracy permeate the theoretical framework. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Qualidade para educação | pt_PT |
dc.subject | Avaliação de desempenho e participação pública | pt_PT |
dc.title | Ensino médio técnico: uma proposta de avaliação participativa | pt_PT |
dc.type | doctoralThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Universidade de Aveiro | pt_PT |
dc.description.doctoral | Programa Doutoral em Políticas Públicas | pt_PT |
Appears in Collections: | DCSPT - Teses de doutoramento UA - Teses de doutoramento |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Documento_Cicero_Reis.pdf | 4.94 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.