Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/3678
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Salgado, António Gabriel Castro Correia | por |
dc.contributor.author | Lobo, Florence Rosa | por |
dc.date.accessioned | 2011-06-22T11:07:48Z | - |
dc.date.available | 2011-06-22T11:07:48Z | - |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10773/3678 | - |
dc.description | Mestrado em Música - Canto | por |
dc.description.abstract | Entre as obras brasileiras do século XX para canto e piano destacam-se dois ciclos com títulos semelhantes: as Treze Canções de Amor, da autoria de Mozart Camargo Guarnieri, e as Canções de Amor de Cláudio Santoro. O estudo dos ideais estéticos dos compositores, além de mostrar diferenças entre as preocupações de cada um, colocou em evidência um elo de ligação: a importância que ambos concedem à construção formal. A análise dos ciclos revelou a existência de padrões de simetria, em particular estruturas do tipo A—B—A. A presente investigação teve como objectivo a elaboração de uma proposta de recital, com base num modelo que o encara como um acto artístico, comparável no seu todo a uma obra musical. Esse recital foi organizado e estruturado de forma a realçar os padrões formais encontrados nos próprios ciclos. | por |
dc.description.abstract | Two song cycles, both named «Love Songs», stand out among 20th century works written by Brazilian composers for voice and piano: Mozart Camargo Guarnieri’s Treze Canções de Amor and Cláudio Santoro’s Canções de Amor. Besides showing different concerns, research of both composers’ aesthetic concerns brought out a link between them: the attention given by both to the building of musical form. Analysis of the song cycles themselves revealed a number of symmetric of symmetric patterns, namely of the A—B—A type, at several levels. The purpose of this research was to elaborate a recital proposal, based on a model which the recital itself is seen as an artistic act, which on its whole may be compared to a musical piece. This recital was organizes and structured so that those formal patterns found within the cycles themselves are enhanced. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade de Aveiro | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Música | por |
dc.subject | Música para canto | por |
dc.subject | Música para piano | por |
dc.subject | Análise musical | por |
dc.subject | Linguagem musical | por |
dc.title | As canções de amor de Mozart Camargo Guarnieri e de Cláudio Santoro: uma interpretação informada pelos contextos estéticos originais | por |
dc.type | masterThesis | por |
thesis.degree.level | mestrado | por |
thesis.degree.grantor | Universidade de Aveiro | por |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DeCA - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
238851.pdf | 5.24 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.