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dc.contributor.advisorRodrigues, Manuel Ferreirapor
dc.contributor.authorMelo, Cristina Maria Alves depor
dc.date.accessioned2011-06-21T17:17:04Z-
dc.date.available2011-06-21T17:17:04Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/3671-
dc.descriptionMestrado em Ciências de Educação - Formação Pessoal e Socialpor
dc.description.abstractFace aos problemas de pobreza infantil existentes, entendemos que a escola, enquanto instituição responsável pelo desenvolvimento das crianças não se pode alhear deste problema social. A pobreza infantil é reconhecida, no meio científico, como um problema social grave que afecta o desenvolvimento das crianças, pelo que os diferentes actores sociais do sistema educativo devem participar na sua resolução. O conceito de pobreza infantil considerado é o de um fenómeno multidimensional bastante complexo, com características diferentes da pobreza das famílias, mas do qual também não se pode separar pois as crianças dependem das famílias para sobreviver. E embora a família para alguns autores seja o núcleo fundamental da determinação da vida da criança, este estudo será centrado na escola, enquanto espaço de socialização dominante. Após enquadramento teórico, o trabalho de investigação é desenvolvido com o objectivo de identificar os sentimentos dos diferentes actores sociais do sistema educativo, face às condições de vida das crianças pobres, que incluiu os testemunhos das próprias crianças.por
dc.description.abstractConsidering the child poverty problem’s, we understand that school as an institution responsible for the development of children, can’t stand aside from this social problem. Child poverty is recognized in scientific circles as a serious social problem that affects children's development, thus the different social actors of the education system must participate in their resolution. The concept of child poverty is considered a multidimensional phenomenon quite complex, with different characteristics of poverty in families, but which also can’t be separated, because the children depend on families to survive. And although the family for some authors is the fundamental core of determining the child's life, this study will focus on school as an area of dominant socialization. After theoretical framework, the research work is developed with the aim of identifying the feelings of different social actors of the education system, given the living conditions of poor children, which included the testimonies of children themselves.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade de Aveiropor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectSociologia da educaçãopor
dc.subjectPobrezapor
dc.subjectFamíliapor
dc.subjectPapel da escolapor
dc.subjectDesenvolvimento das criançaspor
dc.titlePobreza infantil: vivências e sentimentos em contexto escolarpor
dc.typemasterThesispor
thesis.degree.levelmestradopor
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropor
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

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