Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/3666
Title: | Imperfeição técnica e quebra de regras |
Author: | Xavier, Vítor Boura |
Advisor: | Bessa, José Pedro Barbosa Gonçalves de Soares, Maria Paula Pinto |
Keywords: | Criação artística Fotografia Comunicação visual |
Defense Date: | 2010 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | De um modo geral a imagem fotográfica é portadora de uma semelhança enganosa com a realidade. Na actualidade, o processo digital tem a discutível vantagem de permitir a qualquer um corrigir a posteriori erros e
imperfeições. Porém, com a imperfeição técnica e a quebra de regras o artista promove novas imagens repletas de ficção e de novos imaginários. É com esta adequação processual que o artista num acto premeditado e pensado cria e dá forma ao seu mundo, ao
seu imaginário. As imagens desfocadas, sobre ou subexpostas, carentes de significados, acabam por mostrar o quase nada. A sua função implícita acaba por ser o rastilho que faz despoletar uma mensagem visual única em cada espectador.
Entre os vários artistas que de alguma forma são
representativos desta adequação processual destaco: Alexey Titarenko, Bernard Plossu e Virgílio Ferreira.
Os três trabalhos práticos realizados por mim: Fragilidade, Brilhante e Os Significantes são aqui apresentados
concretizando os conteúdos explorados. In general the photographic image is the bearer a deceptive resemblance to reality. At present, the digital process has the advantage of allowing questionable anybody to correct the subsequent errors and imperfections. However, with the technical imperfection and breaking rules the artist promotes new images full of new fiction and imaginary. With this adaptation process that the artist in a premeditated act and thought creates and gives shape to your world, your imagination. The blurred images, over or underexposed, lacking in meaning, just by showing almost nothing. Its implicit function turns out to be the fuse that does trigger a visual message unique to each viewer. Among the many artists that are somehow representative of this adaptation process highlight: Alexey Titarenko, Bernard Plossu and Virgílio Ferreira. The three practical works done by me: Fragility, Brilliant and The Significants here presented are materializing the explored contents. |
Description: | Mestrado em Criação Artística Contemporânea |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/3666 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DeCA - Dissertações de mestrado |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.