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http://hdl.handle.net/10773/3660
Title: | Portal Biblon: rede social de leitores júniores |
Author: | Valbom, João Paulo de Sá |
Advisor: | Silva, Lídia J. Oliveira Loureiro da |
Keywords: | Comunicação multimédia Bibliotecas digitais Comunidades virtuais Redes sociais Motivação para a aprendizagem Leitura recreativa Crianças em idade escolar |
Defense Date: | 2010 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | Numa sociedade onde a aprendizagem ao longo da vida se torna num desafio
para os sistemas educativos e para os indivíduos em particular, os serviços da
Web 2.0 têm vindo a ser cada vez mais utilizados no contexto educativo, dado
o seu potencial na criação e dinamização de comunidades de prática. Devido
às suas características, estes serviços possibilitam e fomentam a comunicação
entre os membros da comunidade, levando à partilha de informação e à
aprendizagem colectiva.
Surge assim o projecto Portal Biblon, que tem como objectivo a criação de
uma plataforma desenvolvida numa lógica Web 2.0, capaz de promover a
expansão de uma comunidade de prática em torno da promoção da leitura.
A proposta do Portal BIBLON, sendo este um Portal de biblioteca escolar
dedicado aos alunos do 1º ciclo de escolaridade (dos 6 aos 10 anos), visa
através da utilização de ferramentas Web 2.0, interligar a biblioteca e a
comunidade escolar, incrementando o actual modelo de biblioteca, para se
aproximar da lógica participativa da Web 2.0.
Foram analisadas várias aplicações que compõem o estado da arte na área
estudada, de forma a compreender quais os conceitos e funcionalidades mais
importantes a incorporar no projecto a desenvolver.
As soluções de design implementadas, bem como as várias funcionalidades do
projecto foram postas à prova junto de um grupo de utilizadores através da
realização de testes de usabilidade, que procuraram expor possíveis falhas no
sistema.
Embora tenham sido identificados alguns aspectos que necessitam ser
melhorados, os resultados gerais apontam para uma boa aceitação por parte
dos utilizadores que testaram as soluções. Assim sendo, a partir de um
conjunto de propostas de melhoria, e enquadrado numa metodologia de
investigação acção, foi executado um plano de reformulação do portal. In a society where lifelong learning becomes a challenge to every educational system and for individuals in particular, Web 2.0 services have been more and more used in the educational context, mainly because of its creation and dynamization potential of practical communities. Due to its characteristics, these services empower and foment communication among the community members, leading to information sharing and collective learning. Thus the Portal Biblon project arises with the aim of a platform creation, developed in Web 2.0 logic, able to promote the expansion of a community of practice around reading encouragement. Portal Biblon proposal, being it a scholar librarian portal dedicated to the 1º grade students (from 6 to 10 years old), aims through the utilization of Web 2.0 tools, interconnect the library and the scholar community, increasing the actual librarian model, to approach to the participatory logic of Web 2.0. Several applications where analyzed that compose the state of the art in the studied field, in order to understand which are the most important concepts and functionalities to embody in the developed project. The design solutions implemented, as well as several project’s functionalities, where verified by a group of users through usability’s tests which tried to expose possible failures in the system. Although some aspects which need improvements where identified, general results point to a good acceptance by the users which tested the solutions. Therefore, starting from a set of improvement proposals, and framed in an action research methodology, a reformulation plan of the portal was performed. |
Description: | Mestrado em Comunicação Multimédia |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/3660 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DeCA - Dissertações de mestrado |
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