Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/3660
Title: Portal Biblon: rede social de leitores júniores
Author: Valbom, João Paulo de Sá
Advisor: Silva, Lídia J. Oliveira Loureiro da
Keywords: Comunicação multimédia
Bibliotecas digitais
Comunidades virtuais
Redes sociais
Motivação para a aprendizagem
Leitura recreativa
Crianças em idade escolar
Defense Date: 2010
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Numa sociedade onde a aprendizagem ao longo da vida se torna num desafio para os sistemas educativos e para os indivíduos em particular, os serviços da Web 2.0 têm vindo a ser cada vez mais utilizados no contexto educativo, dado o seu potencial na criação e dinamização de comunidades de prática. Devido às suas características, estes serviços possibilitam e fomentam a comunicação entre os membros da comunidade, levando à partilha de informação e à aprendizagem colectiva. Surge assim o projecto Portal Biblon, que tem como objectivo a criação de uma plataforma desenvolvida numa lógica Web 2.0, capaz de promover a expansão de uma comunidade de prática em torno da promoção da leitura. A proposta do Portal BIBLON, sendo este um Portal de biblioteca escolar dedicado aos alunos do 1º ciclo de escolaridade (dos 6 aos 10 anos), visa através da utilização de ferramentas Web 2.0, interligar a biblioteca e a comunidade escolar, incrementando o actual modelo de biblioteca, para se aproximar da lógica participativa da Web 2.0. Foram analisadas várias aplicações que compõem o estado da arte na área estudada, de forma a compreender quais os conceitos e funcionalidades mais importantes a incorporar no projecto a desenvolver. As soluções de design implementadas, bem como as várias funcionalidades do projecto foram postas à prova junto de um grupo de utilizadores através da realização de testes de usabilidade, que procuraram expor possíveis falhas no sistema. Embora tenham sido identificados alguns aspectos que necessitam ser melhorados, os resultados gerais apontam para uma boa aceitação por parte dos utilizadores que testaram as soluções. Assim sendo, a partir de um conjunto de propostas de melhoria, e enquadrado numa metodologia de investigação acção, foi executado um plano de reformulação do portal.
In a society where lifelong learning becomes a challenge to every educational system and for individuals in particular, Web 2.0 services have been more and more used in the educational context, mainly because of its creation and dynamization potential of practical communities. Due to its characteristics, these services empower and foment communication among the community members, leading to information sharing and collective learning. Thus the Portal Biblon project arises with the aim of a platform creation, developed in Web 2.0 logic, able to promote the expansion of a community of practice around reading encouragement. Portal Biblon proposal, being it a scholar librarian portal dedicated to the 1º grade students (from 6 to 10 years old), aims through the utilization of Web 2.0 tools, interconnect the library and the scholar community, increasing the actual librarian model, to approach to the participatory logic of Web 2.0. Several applications where analyzed that compose the state of the art in the studied field, in order to understand which are the most important concepts and functionalities to embody in the developed project. The design solutions implemented, as well as several project’s functionalities, where verified by a group of users through usability’s tests which tried to expose possible failures in the system. Although some aspects which need improvements where identified, general results point to a good acceptance by the users which tested the solutions. Therefore, starting from a set of improvement proposals, and framed in an action research methodology, a reformulation plan of the portal was performed.
Description: Mestrado em Comunicação Multimédia
URI: http://hdl.handle.net/10773/3660
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
4322.pdf4.55 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.