Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/36489
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCosta, Vítor António Ferreira dapt_PT
dc.contributor.advisorSousa, Ricardo José Alves dept_PT
dc.contributor.authorSilva, Luís Carlos Neiva dapt_PT
dc.date.accessioned2023-03-08T11:35:59Z-
dc.date.available2023-03-08T11:35:59Z-
dc.date.issued2022-12-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/36489-
dc.description.abstractO capacete é o principal meio de proteção de um motociclista, sendo que o seu objetivo principal é tentar proteger a cabeça do utilizador, reduzindo a probabilidade de fatalidade em caso de acidente. Visto ser um meio de proteção obrigatório, surge o propósito deste trabalho que consiste na otimização das suas características de conforto térmico e segurança. Nesta dissertação é pretendido avaliar as características do conforto térmico fornecido por controlo ativo no interior do capacete, avaliar a possibilidade da substituição do EPS por cortiça e a sua influência no conforto e segurança do utilizador. Em primeiro lugar é realizada uma análise da literatura existente sobre o uso da cortiça como elemento de absorção de energia e também sobre sistemas de controlo de temperatura em capacete. Posteriormente, é analisado a integração de um módulo termoelétrico para controlo ativo da temperatura no interior do capacete, realizando-se um estudo térmico acerca da sua viabilidade. Posto isto, é também feita uma análise da capacidade da cortiça utilizada como forro de absorção em capacetes. Com base nos resultados obtidos, é proposta uma solução otimizada assim como propostas de trabalhos futuros, chegando-se, assim, ao objetivo final deste trabalho.pt_PT
dc.description.abstractThe helmet is the main means of protection for a motorcyclist. Its main objective is to protect the user’s head, reducing fatality probability in case of an accident. Since it is a mandatory means of protection, the purpose of this work arises, which consists of optimizing its comfort and safety characteristics. This dissertation aims to evaluate the thermal comfort characteristics provided by active control inside the helmet, the possibility of replacing EPS with cork, and its influence on the comfort and safety of the user. First, an analysis of the existing literature on cork use as an energy-absorbing element is carried out, as well as on helmet temperature control systems. Subsequently, the integration of a thermoelectric module for active temperature control inside the helmet is analyzed, carrying out an thermal study, about its viability. That said, it is also conducted an analysis of the capacity of cork used as an absorption lining in helmets. With the data obtained, an optimized solution is proposed, as well as proposals for future work, thus reaching the final objective of this work.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F00481%2F2020/PTpt_PT
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDP%2F00481%2F2020/PTpt_PT
dc.relationCENTRO-01-0145-FEDER-00220083pt_PT
dc.relationPOCI-01-0145-FEDER-029463pt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectCapacetept_PT
dc.subjectConfortopt_PT
dc.subjectControlo de temperaturapt_PT
dc.subjectCortiçapt_PT
dc.subjectEficáciapt_PT
dc.subjectMódulo termoelétricopt_PT
dc.subjectSegurançapt_PT
dc.subjectSustentabilidadept_PT
dc.titleDesenvolvimento de capacete com propriedades melhoradas de conforto térmico e segurançapt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt_PT
dc.description.masterMestrado em Engenharia Mecânicapt_PT
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento_Luís_Silva.pdf8.93 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.