Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/36462
Title: | A morfossintaxe no desenvolvimento da oralidade em crianças de idade pré-escolar |
Author: | Araújo, Cátia Alexandra Correia |
Advisor: | Santos, Paula Ângela Coelho Henriques dos |
Keywords: | Produção oral Morfossintaxe Educação pré-escolar |
Defense Date: | 9-Dec-2022 |
Abstract: | O presente trabalho pretende compreender as principais dificuldades ao nível da produção oral de crianças em idade pré-escolar, mais precisamente no que diz respeito à morfossintaxe, e apresentar diferentes atividades que ajudem a trabalhá-las.
As atividades selecionadas contaram com a interdisciplinaridade com os diferentes domínios desenvolvidos na Educação Pré-Escolar, de forma a não modificar e alterar as rotinas a que as crianças estavam habituadas. Pretendia-se que as crianças compreendessem que uma produção oral coesa torna qualquer conversa mais clara.
Para além das atividades realizadas, também o Movimento da Escola Moderna, implementado no Jardim de Infância em estudo, auxiliou no trabalho de desenvolvimento das produções orais, através dos vários momentos de trabalho autónomo e a sua partilha com os colegas.
Os resultados apresentados revelam a inferência da idade no sucesso das produções orais, assim como os vários problemas a nível oral que as crianças apresentam, que muitas vezes se encontram relacionados com os contextos onde se inserem. The present work intends to understand childreen’s main dificulties in terms of oral production, more precisely with regard to morphosyntax, and present different activities that help to overcome them. The selected activities relied on interdisciplinarity with the different domains developed in Pre-School, in order to not modify and change the routines they were used to. It was intended that children understand that a cohesive oral production makes any conversation more clear. In addition to the activities carried out, the Modern School Movement, implemented in the Kindergartener, also helped to develop the oral productions, through the various moments of autonomous work and their sharing with colleagues. The results presented show how different ages affect the sucess of oral productions, as well as the various oral problems that children present, which are often related to the contexts in which they live. |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/36462 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Documento_Cátia_Araújo.pdf | 1.64 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.