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http://hdl.handle.net/10773/36461
Title: | Jogo móvel com realidade aumentada para promoção da conservação da natureza: uma investigação integrada no Projeto EduPARK |
Author: | Rodrigues, Ana Rita Monteiro |
Advisor: | Pombo, Lúcia Neto, Maria Teresa Bixirão |
Keywords: | EduPARK Conservação da natureza Mobile learning Game-based learning Realidade aumentada Interdisciplinaridade |
Defense Date: | 20-Jan-2023 |
Abstract: | A Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) constitui-se um grande
desafio para o ensino, pressupondo abordagens flexíveis do currículo e centradas
na interdisciplinaridade. A presente investigação integra-se no Projeto EduPARK e
surgiu ao aliar a necessidade de conservar a natureza com a tendência crescente
da utilização de dispositivos móveis por parte dos jovens. O projeto desenvolveu a
app EduPARK que promove uma experiência de aprendizagem interdisciplinar, ativa
e contextualizada através de estratégias de ensino inovadoras que combinam
mobile learning, game-based learning (GBL) e realidade aumentada (RA) com base
em princípios de geocaching num ambiente de aprendizagem outdoor, o Parque
Infante D. Pedro, em Aveiro. O objetivo deste estudo foi investigar de que forma as
estratégias utilizadas pela app EduPARK, com exploração do guião educativo
interdisciplinar sob a forma de um jogo em formato quiz, criado no âmbito desta tese,
promovem a motivação, a construção de conhecimento e sensibilizam para a
mudança de atitude nos alunos em contexto de educação formal e não formal, ao
nível da conservação da natureza. Sob orientação qualitativa e com o suporte do
paradigma sociocrítico realizou-se um estudo de caso com 233 alunos em contextos
de educação formal outdoor (envolvendo escolas) e educação não formal
(envolvendo centros de estudo e centros de ocupação de tempos livres). A
metodologia inclui inquérito (questionário pré e pós jogo e focus group); observação
estruturada (grelha de observação) e análise documental (registos da app
EduPARK). Os resultados obtidos mostram que o guião integrado na app EduPARK,
em contexto outdoor, promoveu a motivação dos alunos para a aprendizagem. Os
alunos revelaram que o que mais os motivou foi estarem ao ar livre, jogar em equipa
e explorar a RA. Com base na aplicação de questionários pré e pós jogo, foi possível
avaliar o nível de conhecimento dos participantes sobre questões relacionadas com
a biodiversidade e alterações climáticas, bem como as suas atitudes de
conservação da natureza. Verificou-se que os alunos já tinham alguns
conhecimentos, mas que após a atividade se sentiram mais seguros e com
conhecimento mais consolidado relativamente a conteúdos relacionados com a
conservação da natureza; como por exemplo, a reciclagem do óleo, a conservação
dos oceanos e o desperdício alimentar. No focus group os alunos mencionaram que
o jogo foi divertido, educativo, interessante e inovador. Os resultados sugerem,
ainda, que a app promoveu a consolidação de conhecimentos segundo a perspetiva
integradora de várias áreas (Ciências, Matemática, Educação para a Cidadania) e
que a RA e os recursos multimédia auxiliam os alunos a desenvolver uma melhor
compreensão dos conteúdos relacionados com a conservação da natureza. Na
visão dos professores, a app EduPARK com recurso à RA motiva os alunos para as
aprendizagens, promove conhecimentos interdisciplinares e sensibiliza-os para a
conservação da natureza. The Education for Sustainable Development represents a major challenge for teaching, assuming flexible approaches to the curriculum and focused on interdisciplinarity. This research is part of the EduPARK Project and emerged by combining the need to conserve nature with the growing tendency of young people to use mobile devices. The project developed the EduPARK app that promotes an interdisciplinary, active, and contextualized learning experience through innovative teaching strategies that combine mobile learning, game-based learning (GBL), and augmented reality (AR) based on geocaching principles in an environment of outdoor learning, Parque Infante D. Pedro, in Aveiro. The goal of this study was to investigate how the strategies used by the EduPARK app, with the exploration of the interdisciplinary educational guide in a quiz game format, created within the scope of this thesis, promote motivation, the construction of knowledge and raise awareness of the change of attitude in students in a formal and non-formal education context, in terms of nature conservation. This research follows a qualitative approach with the support of the socio-critical paradigm. A case study was applied to 233 students in a formal context (involving schools) and in a non-formal context (involving study and leisure centers). The methodology includes a questionnaire (before and after the game and a focus group); structured observation (observation grid) and document analysis (data from the EduPARK app). The results showed the use of the EduPARK app, in an outdoor environment, promoted students’ motivation for learning. The students revealed what motivated them the most was being outside, playing as a team, and exploring AR. Based on the responses to questionnaires before and after the game, it was possible to assess the student's level of knowledge on issues related to biodiversity and climate change, as well as their attitudes towards nature conservation. The students already had some knowledge, but after the activity, they felt more confident and with more consolidated knowledge related to nature conservation. For example, oil recycling, ocean conservation, and food waste were the three most mentioned attitudes. In focus group, students mentioned that the game was fun, educational, interesting, and innovative. The results also suggest that the app promoted the consolidation of knowledge from an integrative perspective of several areas (Science, Mathematics, Education for Citizenship) and AR and Multimedia content helped students to develop a better understanding of the contents related to nature conservation. From the teachers’ point of view, the EduPARK app and AR motivate students to learn, promote the construction of knowledge, and raise awareness of nature conservation. |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/36461 |
Appears in Collections: | DeCA - Teses de doutoramento UA - Teses de doutoramento DEP - Teses de doutoramento |
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