Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/36440
Title: Mobilidade inteligente e sustentável entre a cidade e o porto de Aveiro
Other Titles: Smart and sustainable mobility between city and port of Aveiro
Author: Mesquita, José Fernando Brito
Advisor: Coelho, Margarida C.
Macedo, Joaquim
Keywords: Portos
Mobilidade urbana
Mobilidade como um serviço (MaaS)
Emissões
Modelação de tráfego
Mobilidade sustentável
Defense Date: 20-Dec-2022
Abstract: O conceito de sustentabilidade está a tornar-se cada vez mais importante no setor dos transportes e, portanto, também no sector europeu da navegação marítima. De acordo com a União Europeia, é crucial transferir 30% do tráfego rodoviário de mercadorias em distâncias superiores a 300 km para outros modos, como ferroviário ou marítimo, até 2030, e mais de 50% até 2050, com a ajuda de corredores ecológicos. Esta dissertação de mestrado procura analisar as condições atuais de mobilidade entre a cidade e o porto de Aveiro (10km de distância), perspetivando novos cenários para o caso de estudo, da qual fazem parte as principais artérias de Aveiro, Ílhavo e Gafanha da Nazaré. Os objetivos específicos são: primeiro, melhorar a implementação de medidas de mobilidade nos portos com o objetivo de reduzir a pegada de carbono, promovendo a eficiência no uso da infraestrutura de transporte e mobilidade inteligente de/para/no porto, nomeadamente através da transição energética e digitalização; segundo, definir e implementar o conceito MaaS tanto para transporte de carga como de passageiros nos portos (incluindo a ligação de/para o porto). Foi utilizado um software de modelação de tráfego, PTV VISSIM, e a metodologia VSP para estimar as emissões de escape dos veículos presentes nas simulações. Após a monitorização experimental, para volumes de tráfego e tempos de viagem, a rede foi calibrada e validada. Desenvolveram-se 2 formulários online, um para a administração do porto e outro para os funcionários das empresas da comunidade portuária. O objetivo era ter informações objetivas que apoiassem o desenvolvimento de cenários, como o local de saída dos funcionários, a sua forma atual de mobilidade para o trabalho e o interesse em utilizar novos métodos. Após análise do cenário de referência testaram-se 3 cenários que propõem soluções que visam otimizar o cenário de referência. No período de simulação definido e tendo em conta todos os veículos presentes, são emitidas 11.8 toneladas de CO2, sendo que 4% das mesmas estão associadas a veículos pesados de mercadorias. Da modelação realizada, concluiu-se que dos quatro pontos de partida analisados, existem três onde existe um ganho percentual nas emissões poluentes, usando um veículo elétrico, em 10 anos. As 3 zonas são Aveiro, Esgueira e Ílhavo, com um ganho percentual de 4, 19 e 3, respetivamente. Tendo em conta as respostas aos formulários online, no cenário de digitalização conseguir-se-ia uma redução de emissões na ordem dos 22%. Estes resultados têm em conta um interesse de apenas 43% dos inquiridos, onde 81% apenas está interessada trabalhando 3 ou menos dias remotamente. Deste modo, é notório que os resultados deste cenário poderiam ser melhorados num contexto de maior adesão ao trabalho remoto. No cenário MaaS, para 63 trabalhadores, a redução total de emissões mensais foi de 99%, tendo em conta a eletrificação do cenário que suprime as emissões de gases de escape resultantes dos veículos em funcionamento.
The concept of sustainability is becoming increasingly important in the transport sector and therefore also in the European maritime shipping sector. According to the European Union, it is crucial to shift 30% of road freight traffic over distances greater than 300 km to other modes, such as rail or sea, by 2030, and more than 50% by 2050, with the help of ecological corridors. The Master’s dissertation carried out sought to analyse the current conditions of mobility between the city and the port of Aveiro, envisaging new scenarios for the case study, which includes the main arteries of Aveiro, Ílhavo and Gafanha da Nazaré. The specific objectives of this study are: first, to improve the implementation of integrated mobility measures in ports to reduce the carbon footprint by promoting efficiency in the use of transport infrastructure and smart mobility to/from/in the Port, namely through energy transition and digitalisation; second, to define and implement the idea of the MaaS concept for both freight and passenger transport in Ports (including the connection to/from the city Ports). The methodology will be applied to the case study of Aveiro, Portugal, which has a port located 8 km from the city centre. A traffic modelling software, PTV VISSIM, and the VSP methodology were used to estimate the exhaust emissions of the vehicles present in the simulations. After experimental campaign, for traffic volumes and travel times, the network was calibrated and validated. Two online forms were developed, one for the administration of the port of Aveiro and the other for the employees of the port community companies. The objective was to have objective information that would support the development of scenarios, such as the place of departure of employees, their current form of mobility for work and interest in using new ones. After analysis of the reference scenario, 3 scenarios were tested that proposed solutions aimed at optimising the reference scenario. In the defined simulation period and considering all the vehicles present, 12 tons of CO2 are emitted, 4% of which are associated to heavy goods vehicles. From the modelling performed in VISSIM, it was concluded that from the four starting points analysed, there are three where there is a percentage gain in pollutant emissions, using an electric vehicle, in 10 years. The 3 zones are Aveiro, Esgueira and Ílhavo, with a percentage gain of 4, 19 and 3, respectively. Considering the answers to the online forms, in the digitalisation scenario there would be a reduction of emissions in the order of 23%. These results consider an interest of only 43% of respondents, where 81% is only interested in working 3 or less days remotely. Thus, it is notable that the results of this scenario could be improved in a context of greater adherence to remote work. In the MaaS scenario, for 63 workers, the reduction in total monthly emissions was 99%, taking into account the electrification of the scenario that suppresses exhaust gas emissions resulting from vehicles in operation.
URI: http://hdl.handle.net/10773/36440
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEM - Dissertações de mestrado

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