Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/36212
Title: A Quântica Editora e a sua abordagem cultural e estratégica do mercado brasileiro
Author: Sousa, Pedro Gonçalo Mota de
Advisor: Andrade, António Manuel Lopes
Oliveira, Manuel Au-Yong
Keywords: Brasil
Quântica Editora
Publindústria
Livro técnico
Mercado editorial
Dimensões culturais
Defense Date: 13-Dec-2022
Abstract: Este relatório tem como objetivo apresentar e descrever as atividades desenvolvidas ao longo do estágio curricular realizado na Quântica Editora, no âmbito da realização da disciplina de Projeto/Dissertação/Estágio do mestrado de Línguas e Relações Empresariais da Universidade de Aveiro. As atividades realizadas focaram-se nos esforços da Quântica Editora para se inserir no mercado brasileiro. Estes trabalhos consistiram num estudo e análise da Quântica Editora e do Grupo Publindústria, num estudo de mercado do Brasil, na prospeção de potenciais clientes e parcerias, na consideração de estratégias de inserção para o mercado brasileiro e na realização de focus groups com o objetivo de questionar a homogeneidade do mercado brasileiro sugerido pelos estudos de Hofstede. Neste relatório, irá ser demonstrado como o estudo inicial de Hofstede, embora revolucionário para a sua época, poderá necessitar uma atualização de forma a considerar que países tão grandes e diversos como o Brasil, não possuem uma só cultura.
This report aims to present and describe the activities developed during the curricular internship carried out at Quântica Editora, within the scope of the Project/Dissertation/Internship course of the Master's Degree in Languages and Business Relations at the University of Aveiro. The activities carried out focused on the efforts of Quântica Editora to enter the Brazilian market. These works consisted of a study and analysis of Quântica Editora and Grupo Publindústria, a market study of Brazil, prospecting for potential customers and partnerships, consideration of marketing strategies for the Brazilian market and holding focus groups with the aim of questioning the homogeneity of the Brazilian market, as suggested by Hofstede's studies. In this report, it will be shown how Hofstede's initial study, although revolutionary for its time, may need to be updated in order to consider that countries as large and diverse as Brazil do not have a single culture.
URI: http://hdl.handle.net/10773/36212
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DLC - Dissertações de mestrado

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