Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/36147
Title: Práticas de leitura por prazer: um estudo numa turma do 4º ano
Author: Pereira, Cassandra Filipa da Silva
Advisor: Oliveira, Diana da Silva
Teixeira, Maria Madalena Teles de Vasconcelos Leite Dias Ferreira e
Keywords: Didática da língua portuguesa
Leitura por prazer
Sequência didática e 1.º ciclo do ensino básico
Defense Date: 16-Dec-2022
Abstract: O presente relatório de estágio enquadra-se no âmbito das unidades curriculares Prática Pedagógica Supervisionada (PPS) e Seminário de Orientação Educacional (SOE), do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1.º Ciclo do Ensino Básico e retrata o desenvolvimento de um projeto de intervenção-investigação sobre práticas de leitura por prazer numa turma do 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Foram definidos como principais objetivos do projeto de intervenção-investigação: a) conceber e implementar uma sequência didática para crianças do 4.º ano de escolaridade que promova a educação literária; b) averiguar as potencialidades e limitações dessa sequência didática nas aprendizagens das crianças; c) identificar efeitos do PII no desenvolvimento profissional e pessoal da professora estagiária-investigadora. Nesse sentido, no enquadramento teórico de suporte ao projeto de intervenção-investigação, apresentam-se os conceitos de leitura e hora do conto, sistematizam-se as principais perspetivas teóricas sobre a educação literária e fundamenta-se a importância e pertinência da Leitura na sociedade atual e para o sucesso académico dos alunos e identificam-se estratégias promotoras de leitura por prazer. Este projeto de intervenção-investigação com características de investigação-ação, englobou diversas técnicas de recolha de dados, tais como: inquéritos por questionário; observação direta e recolha documental. Os dados obtidos foram analisados com recurso à análise de conteúdo e análise quantitativa. A análise de dados obtidos através do questionário de práticas de leitura por prazer dos alunos, implementado antes e após o desenvolvimento do projeto de intervenção, dos instrumentos de apoio à planificação, dos registos das observações efetuadas e dos trabalhos dos alunos, aponta no sentido de que a motivação para o gosto pela leitura contribuiu para promover novas hábitos de leitura nos alunos, bem como para os consciencializar da importância do livro e da leitura.
The present internship report was carried out in the framework of the following curricular units: Supervised Pedagogical Practice (PPS), the Educational Guidance Seminar (SOE), the Master's in Pre-school Education and Primary School Teaching and portrays the development of an intervention-research project on the thematic of reading for pleasure practices in a 4th grade class of the 1st basic educational cycle. The main goals of the following intervention-research project were defined as follows: a) To conceive and implement a didactic experience for 4th grade children that promotes literacy education. b) To investigate the potentialities and constraints of this didactic experiment in the children's learning development. c) Identify potential effects of PII on the trainee teacher-investigator's professional and personal growth. The theoretical framework supporting this intervention-research project showcases the concepts of reading and storytelling, presenting the main theoretical perspectives on modern literary education. Highlighting the relevance of reading in today’s society as well for student’s academic success, while also identifying strategies to promote the premise of reading for pleasure. This interventive research project with active research characteristics included several data collection techniques, such as questionnaire surveys, direct observation, and document collection. The data obtained was reviewed using content and quantitative analysis. The analysis of the data obtained throughout the students' questionnaire about their reading practices for pleasure implemented before and after the development of the intervention project; the support planning instruments; the records of field observations and the students' classroom work, points out that the strengthened motivation for reading, contributed to promote new reading habits in students, as well as to make them more aware of the importance of books and reading in general.
URI: http://hdl.handle.net/10773/36147
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento_Cassandra_Periera.pdf15.97 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.