Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/36145
Title: O azulejo como recurso para o estudo de isometrias no 1º Ciclo do Ensino Básico
Author: Sá, Carla Isabel Gomes
Advisor: Neto, Maria Teresa Bixirão
Keywords: Geometria
Matemática
Recursos didáticos
Isometrias
Defense Date: 5-Dec-2022
Abstract: O presente relatório de estágio, foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática Pedagógica Supervisionada (PPS), no âmbito do curso, em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico, na Universidade de Aveiro. O património Azulejar Português, reconhecido ao nível internacional, pode ser encontrado em vários centros urbanos na região de Aveiro, apresentando uma ampla diversidade de cores e padrões. No âmbito da PPS, o presente estudo foi enquadrado no projeto “À procura do Azulejo…”, projeto educativo do Centro Escolar do Ensino Básico onde foi realizada a PPS. No âmbito do projeto anteriormente referido, o presente estudo teve como objetivos principais a identificação de isometrias em alguns azulejos do contexto próximo dos alunos, bem como a construção, com os alunos, de azulejos com recurso a cartão reciclado, promovendo a capacidade de criatividade dos alunos. Face ao exposto formularam-se as seguintes questões de investigação: (i) Quais as transformações geométricas isométricas identificadas pelos alunos nos azulejos? (ii) Qual o contributo do recurso aos materiais manipuláveis e recicláveis (azulejos) na identificação de propriedades geométricas? (iii) Quais são as dificuldades sentidas pelos alunos na identificação de isometrias nos azulejos? Para dar resposta às questões de investigação e considerando-se a sua natureza, adotou-se uma metodologia de natureza qualitativa, onde se procedeu à implementação de sessões que promovessem o contexto cultural dos alunos, e onde fossem trabalhados conceitos geométricos. Assim, foram analisados os registos escritos dos alunos e utilizados outros instrumentos para a recolha dos dados, como por exemplo questionários, fichas de registos dos alunos e reflexões das sessões realizadas pela estagiária. O estudo foi implementado no 1.º Ciclo do Ensino Básico, nomeadamente numa turma de 3.º ano de escolaridade inserida na área geográfica de Aveiro, tendo como finalidade trabalhar conceitos geométricos, recorrendo a aspetos culturais do contexto dos alunos, nomeadamente os azulejos, passando, também, pelo recurso aos materiais manipuláveis e sustentáveis. Através da análise e discussão dos resultados foi possível constatar que, os alunos apresentavam algumas dificuldades na identificação das isometrias nos azulejos, pois quando estes observavam os azulejos, não conseguiam identificar a simetria axial nem a simetria de rotação. Neste sentido, revelavam mais facilidade na identificação de eixos de simetria, bem como capacidade de criatividade na construção dos azulejos. Relativamente aos resultados obtidos, estes indicam que os alunos conseguem mobilizar capacidades de identificação de isometrias, apesar das dificuldades apontadas. De notar que, para os alunos é mais fácil aprender matemática com o recurso a materiais manipuláveis porque através destes conseguem envolver-se na própria aprendizagem (Vale & Barbosa, 2014). Neste sentido, o principal contributo do estudo relaciona-se com o potencial destas atividades na identificação de isometrias em azulejos, a criação dos próprios azulejos em cartão reciclado, como incentivo a desenvolver capacidades e mudanças de comportamentos benéficos para o desenvolvimento de um futuro mais sustentável.
This internship report was developed within the scope of the Curricular Unit (UC) of Supervised Pedagogical Practice (PPS), within the scope of the course, in Teaching of the 1st Cycle of Basic Education and of Mathematics and Natural Sciences of the 2nd Cycle of Basic Education, at the University of Aveiro. The Portuguese Azulejar heritage, internationally recognized, can be found in several urban centers in the region of Aveiro, presenting a wide diversity of colors and patterns. Within the scope of the PPS, the present study was framed in the project “À Procura do Azulejo…”, an educational project of the Centro Escolar do Ensino Basico where the PPS was carried out. Within the scope of the aforementioned project, the present study had as main objectives the identification of isometries in some tiles in the context close to the students, as well as the construction, with the students, of tiles using recycled cardboard, promoting the creativity of the students. students. In view of the above, the following research questions were formulated: (i) What are the isometric geometric transformations identified by the students in the tiles? (ii) What is the contribution of the use of manipulable and recyclable materials (tiles) in the identification of geometric properties? (iii) What are the difficulties felt by the students in the identification of isometries in the tiles? In order to answer the research questions and considering their nature, a qualitative methodology was adopted, where sessions were implemented that promoted the cultural context of the students, and where geometric concepts were worked. Thus, the written records of the students were analyzed and other instruments were used to collect the data, such as questionnaires, student records and reflections from the sessions carried out by the intern. The study was implemented in the 1st Cycle of Basic Education, namely in a 3rd grade class located in the geographical area of Aveiro, with the aim of working on geometric concepts, using cultural aspects of the students' context, namely tiles, passing also through the use of manipulable and sustainable materials. Through the analysis and discussion of the results, it was possible to verify that the students had some difficulties in identifying the isometries in the tiles, because when they observed the tiles, they could not identify the axial symmetry or the rotation symmetry. In this sense, they revealed easier identification of axes of symmetry, as well as a capacity for creativity in the construction of the tiles. Regarding the results obtained, they indicate that students are able to mobilize skills to identify isometrics, despite the difficulties mentioned. It should be noted that it is easier for students to learn mathematics with the use of manipulative materials because through them they are able to get involved in their own learning (Vale & Barbosa, 2014). In this sense, the main contribution of the study is related to the potential of these activities in the identification of isometries in tiles, the creation of the tiles themselves in recycled cardboard, as an incentive to develop skills and beneficial behavior changes for the development of a more sustainable future.
URI: http://hdl.handle.net/10773/36145
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento_Carla_Sá.pdf5.18 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.