Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/36141
Title: We will rock you: estudo das aprendizagens desenvolvidas por alunos do 11º ano, no âmbito de uma saída de campo à Serra da Freita
Author: Sousa, Ana Rita Cruz
Advisor: Lopes, Betina da Silva
Keywords: Educação
Geociências
Geologia
Sequência didática
Atividade em ambiente exterior à sala de aula (AESA)
Saída de campo
Trabalho de campo
Materiais didáticos
Recursos digitais
Defense Date: 14-Dec-2022
Abstract: O presente relatório de estágio envolveu a conceção, planificação, validação, implementação e avaliação de uma atividade em Ambiente Exterior à Sala de Aula (AESA), realizada no âmbito da Prática Pedagógica Supervisionada, do 2.º ano do curso de Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, materializada numa sequência didática na área da Geologia, que integrou uma saída de campo à Serra da Freita (Arouca, Aveiro, Portugal), com alunos do 11.º ano do curso científico-humanístico de Ciências e Tecnologias do ensino secundário. Esta investigação teve como objetivos: (i) desenvolver (conceber, planificar, validar, implementar e avaliar) uma sequência didática na área da Geologia, mais concretamente sob a temática “Processos e materiais geológicos importantes em ambientes terrestres”; (ii) avaliar o impacto da implementação da sequência didática no desenvolvimento de aprendizagens (conceptuais, procedimentais e atitudinais) nos alunos e (iii) mapear as perceções dos alunos sobre a estratégias implementadas. O processo metodológico eleito foi a investigação-ação, recorrendo às técnicas de inquérito por questionário (pré e pós implementação da sequência didática), observação participante, e análise documental. Os resultados obtidos demonstraram que a implementação da sequência didática promoveu a construção ativa, pelos alunos, de diferentes aprendizagens conceptuais e sobretudo procedimentais e atitudinais, curricularmente contextualizadas e percursoras de uma educação científica de base, ancoradas nos pilares teóricos mais atuais e consentâneas com uma compreensão mais profícua da natureza da Ciência e com uma educação para o desenvolvimento sustentável, assente numa visão integradora e globalizante do conhecimento científico-tecnológico. Estas aprendizagens são fundamentais para que os alunos, enquanto cidadãos cientificamente literatos, assumam uma postura construtiva, esclarecida, crítica, interventiva e responsável, conducente à edificação de comportamentos socialmente justos e ecologicamente sustentáveis.
This master thesis report involved the design, planification, validation, implementation and evaluation of an outdoor learning environment activity accomplished in the Supervised Teaching Practice within the 2nd year of the Master in Biology and Geology Teacher Education - 3rd Cycle of Basic Schooling and Secondary Schooling course, materialized in a didactic sequence in Geology with a field trip to Serra da Freita (Arouca, Aveiro, Portugal) involving 11th grade students of a scientific-humanistic course in Science and Technology (secondary schooling). The investigation goals were: (i) to develop (conceive, plan, validate, implement and evaluate) a didactic sequence in Geology, about the thematic “Important geologic processes and materials on terrestrial environments”; (ii) to evaluate the impact of implementing the didactic sequence on students’ learning (conceptual, procedural and attitudinal) and (iii) to map the students’ perceptions about the implemented strategies. A research-action methodology was adopted, e, using survey questionnaires (pre and post implementation of the didactic sequence), participant observation and documentary analysis. The achieved results showed that the didactic sequence implementation promoted the active construction of different conceptual learnings and mainly procedural and attitudinal learnings, contextualized with the curriculum and precursors of a basic scientific education, based on the current literature and consistent with a rewarding comprehension of nature and science and with a sustainable development education based on a global and integrated vision of the scientific-technological knowledge development. These learnings are essential for students, as scientifically literate citizens, to assume a constructive, enlightened, critical, interventive and responsible role, aiming the construction of socially fair and ecologically sustainable behaviors.
URI: http://hdl.handle.net/10773/36141
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento_Ana_Sousa.pdf9.37 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.