Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/3614
Title: | O conceito de escola de trabalho segundo Georg Kerschensteiner |
Author: | Gomes, Liliana Guimarães |
Advisor: | Coelho, Carlos Meireles |
Keywords: | Pedagogia Ensino profissional - Alemanha Papel da escola Relação trabalho-educação |
Defense Date: | 2010 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | Analisa-se a teoria educativa expressa por Georg Kerschensteiner (1854-1932)
na sua obra Begriff der Arbeitsschule (Conceito da escola de trabalho), de
1912, nomeadamente em relação à influência da escola de trabalho no sistema
dual de educação e formação e à relação entre escola e trabalho (produtivo), à
dimensão humana do trabalho, à orientação para as profissões e ao
desenvolvimento de competência e atitudes éticas para a inclusão na
comunidade (estadual). Procura-se contextualizar a emergência da sua
teorização e a perenidade que o seu pensamento teve na organização do
sistema de ensino profissional na Alemanha, refletindo acerca da atualidade e
pertinência das suas ideias na implementação do Quadro Europeu de
Qualificações (2008) e da Estratégia Europa 2020. The aim of this work is to analyse the educational theory expressed by Georg Kerschensteiner (1854-1932) in his book Begriff der Arbeitsschule («The Concept of the Industrial School») written in 1912, namely regarding the influence of the industrial school in the dual system of education and training and the relation between school and (productive) work, the human dimension of work, vocational orientation and the development of competence and ethical attitudes towards inclusion in the (state) community. We also contextualize the emergence of his thought and its long-standing impact in Germany’s vocational system by analysing the modernity and relevance of his ideas for the implementation of the European Qualifications Framework (2008) and Europe 2020 Strategy. Mit dieser Arbeit beabsichtigen wir die pädagogische Theorie von Georg Kerschensteiner (1854-1932), die durch sein Werk Der Begriff der Arbeitsschule von 1912 zur Geltung kam, zu analysieren. Insbesonders sollen hier die Einfluss der Arbeitschule auf die duale Berufsausbildung und die Beziehung zwischen Schule und Arbeit (produktiv), die menschliche Beziehung zur Arbeit, die Berufsberatung und die Entwicklung von Kompetenz und ethische Einstellung für die Inklusion in der Staatsverband in Betracht genommen werden. Wir versuchen den Ursprung dieser Theorie und deren langwierigen Auswirkungen auf die Organisation der Ausbildungssystem in Deutschland zu kontextualisieren. Ferner untersuchen wir die Modernität und Relevanz seiner Ideen in der Einrichtung des Europäischen Qualifikationsrahmens (2008) und der Strategie Europa 2020. El objetivo de este trabajo es analizar la teoría educativa expresada por Georg Kerschensteiner (1854-1932) en Begriff der Arbeitsschule ("Concepto de la escuela del trabajo") de 1912, especialmente con respecto a la influencia de la escuela del trabajo en el sistema dual de educación y formación y de la relación entre la escuela y el trabajo (productivo), la dimensión humana del trabajo, la orientación vocacional y el desarrollo de competencia y actitudes éticas hacia la inclusión en la comunidad (estadual). Además, contextualizamos el surgimiento de su pensamiento y su impacto en la organización del sistema de enseñanza profesional de Alemania, analizando la modernidad y la aplicabilidad de sus ideas para la implementación del Marco Europeo de Cualificaciones (2008) y la Estrategia Europa 2020. |
Description: | Mestrado em Ciências da Educação - Formação Pessoal e Social |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/3614 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.