Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/35979
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMagueta, Daniel Margaçapt_PT
dc.contributor.authorDutra, Maria Fernanda de Paulapt_PT
dc.date.accessioned2023-01-24T15:19:55Z-
dc.date.available2023-01-24T15:19:55Z-
dc.date.issued2022-12-02-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/35979-
dc.description.abstractEsta dissertação tem como objetivo, compreender o comportamento de compra do consumidor de cosméticos, com um foco nos cosméticos sustentáveis, considerando a relevância e crescimento deste setor no mercado de cosméticos. Para tal recorreu-se a uma metodologia de natureza exploratória tendo por base uma abordagem quantitativa e descritiva com recurso a um questionário online, dirigido a uma amostra de 302 pessoas no Brasil. Através de uma análise de comparação entre grupos relizada por meio de regressão logística, verificou-se algumas relações entre o perfil dos respondentes e fatores de decisão de compra com a utilização de cosméticos sustentáveis. Sendo que, foram analisadas as variáveis estatísticamente significativas. O que indica, nesta pesquisa que, as mulheres dispõem de maior tendência ao consumo de cosméticos sustentáveis, quando comparado aos homens, e da mesma forma, à medida que a idade aumenta, a probabilidade deste consumo diminui, portanto as pessoas mais jovens estão mais propensas a utilizar cosméticos sustentáveis. Quanto ao preço, à medida que o preço aumenta, a probabilidade de consumo diminui. No que diz respeito à identificação com a marca, ao aumentar, aumenta a probabilidade de consumo. E a acessibilidade, ao aumentar, diminui a probabilidade do consumo de cosméticos sustentáveis, o que mostra que ainda é um setor pouco acessível à maioria dos consumidores. No que se refere às limitações do estudo, é compreendido que a presente pesquisa possui limitações na amostra utilizada, que se faz restrita. A sugestão para realização de pesquisas futuras deste tema, seria a aplicação de questionário utilizando uma amostra superior, ou então, a realização da pesquisa apenas em um Estado do Brasil.pt_PT
dc.description.abstractThis dissertation aims to understand the purchase behavior of cosmetics consumers, with a focus on sustainable cosmetics, considering the relevance and growth of this sector in the cosmetics market. To this end, an exploratory methodology was used, based on a quantitative and descriptive approach using an online questionnaire, addressed to a sample of 302 people in Brazil. Through an analysis of comparison between groups carried out by means of logistic regression, it was verified some relationships between the profile of the respondents and purchase decision factors with the use of sustainable cosmetics. Therefore, the statistically significant variables were analyzed. This research indicates that women have a greater tendency to consume sustainable cosmetics, when compared to men, and similarly, as age increases, the probability of this consumption decreases, so younger people are more likely to use sustainable cosmetics. As for the price, as the price increases, the probability of consumption decreases. With regard to brand identification, as it increases, the probability of consumption increases. And accessibility, when increasing, decreases the probability of consumption of sustainable cosmetics, which shows that it is still a sector that is not accessible to most consumers. With regard to the limitations of the study, it is understood that the present research has limitations in the sample used, which is restricted. The suggestion for carrying out future research on this topic would be to apply a questionnaire using a larger sample, or to carry out the research only in one state in Brazil.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectCosméticospt_PT
dc.subjectCosméticos sustentáviespt_PT
dc.subjectComportamento do consumidorpt_PT
dc.subjectDecisão de comprapt_PT
dc.titleComportamento do consumidor de cosméticos no Brasil: uma análise focada nos cosméticos sustentáveispt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt_PT
dc.description.masterMestrado em Gestão Comercialpt_PT
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
ESTGA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento_Maria_Dutra.pdf1.68 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.