Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/35970
Title: Desajustamentos, economia compartilhada e políticas públicas: um estudo de caso da Uber na cidade do Recife
Author: Toscano, Marcelo Maia Rêgo
Advisor: Rodrigues, Carlos José
Keywords: Ciclos economicos
Economia compartilhada
Políticas públicas
Uber
Defense Date: 21-Dec-2022
Abstract: O termo Economia Compartilhada (EC) é utilizado na literatura especializada e academia normalmente para caracterizar a forma como a internet, os smartphones e os aplicativos estão modificando a dinâmica econômica mundial. Entende-se como relevante realizar trabalhos que investiguem a percepção da sociedade sobre os efeitos proporcionados pela EC. Neste sentido, com o objetivo de expandir o conhecimento sobre esse fenômeno econômico, busca-se entender, com este estudo, qual a influência da crise de ajustamento institucional causada pela evolução da EC no processo de desenho e implementação de políticas públicas. Para compreender o contexto dos desajustamentos causados EC, foi realizado um estudo de caso de uma das principais representantes da EC no mundo, a Uber na cidade do Recife. Desta forma, o presente trabalho, evidencia que a teoria dos ciclos económicos, principalmente o ciclo tecnológico apresentado por Perez (2003), permite construir uma percepção sobre prováveis acontecimentos durante cada fase de um ciclo tecnológico. Além disso, os resultados da análise indicam o distanciamento entre discurso das promessas da EC aos seus participantes com a realidade vivenciada, ausência de um enquadramento jurídico orientado para a EC e a incapacidade ou inabilidade das instituições ou “policy makers” para compreender e sistematizar políticas públicas que permitam o desenvolvimento benéfico da EC para sociedade. Por fim, a tese contribui com a ampliação do entendimento da necessidade de ajustamentos estruturais nas políticas públicas e nos quadros jurídicos para acomodar os modelos da EC.
The term Sharing Economy (CE) is used in the specialized literature and usually to characterize the way in which the internet, smartphones and applications are changing the world economy. It is understood as relevant to carry out works that investigate society's perception of the effects provided by CE. In this sense, with the objective of expanding knowledge about this economic phenomenon, this study seeks to understand the influence of the institutional adjustment crisis that changed the process of CE transformation in the process of implementation and implementation of policies. To understand the context of the projected EC misfits, one of the main EC representatives in the world, Uber, was carried out in the city of Recife. In this way, the present work shows that the theory of economic cycles, mainly the technological cycle presented by Perez (2003), allows building a perception about the probable events during each phase of a technological cycle. In addition, the results of the analysis indicate the distance between the discourse of CE promises to participants with reality, the absence of a CE-oriented legal framework and the capacity or capacity of institutions or “policy makers” to understand and systematize policies. public that the beneficial development of EC for society. Finally, the contribution to the understanding of the need for structural adjustments in policies and legal theses for the models of the need for CE adjustments.
URI: http://hdl.handle.net/10773/35970
Appears in Collections:DCSPT - Teses de doutoramento
UA - Teses de doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento_Marcelo_Toscano.pdf2.85 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.