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http://hdl.handle.net/10773/35765
Title: | Acessibilidade digital em plataformas de recomendação para a inclusão de pessoas com défice intelectual e desenvolvimental: fatores críticos e boas práticas para o desenvolvimento de uma plataforma web acessível |
Author: | Ferreira, Ana Filipa Santos |
Advisor: | Almeida, Ana Margarida Pisco |
Keywords: | Acessibilidade digital Défice intelectual e desenvolvimental Inclusão Mercado de trabalho Ensino superior Abordagem centrada na pessoa |
Defense Date: | 14-Jul-2022 |
Abstract: | Apesar da inclusão das Pessoas com Défice Intelectual e Desenvolvimental
(DID) ser uma questão atual, ainda enfrenta muitos desafios, visto que nem
todos os indivíduos compreendem esta necessidade. Por outro lado, nem todas
as Instituições de Ensino Superior (IES) e entidades empregadoras dispõem das
condições necessárias para receber estes indivíduos da melhor forma. Assim,
torna-se essencial a existência de uma compreensão recíproca daquelas que
são as necessidades das Pessoas com DID, IES e empresas, para que seja
possível traçar um caminho que leve à mudança de paradigma. Acredita-se que
a conceção de uma Plataforma digital capaz de recomendar dinamicamente
ligações entre os diferentes agentes neste processo pode ter um papel fulcral
na vida dos sujeitos com DID que pretendam frequentar o ensino superior ou
encontrar um emprego.
Para a criação de um fio condutor nesta investigação, foi adotada uma
metodologia de desenvolvimento, visto que o objetivo principal se concentra no
desenvolvimento de um protótipo de uma Plataforma Digital. A divisão da
investigação em três fases, que se complementam, permitiu a recolha de dados
mistos através de diferentes métodos. Assim, a investigação iniciou-se com uma
análise e avaliação inicial, onde foram recolhidos dados qualitativos que
auxiliaram na compreensão do problema e recolha de requisitos. A partir daí foi
possível evoluir para a conceção e desenvolvimento de um protótipo de baixa
fidelidade, tendo sido recolhidos dados mistos através de testes de usabilidade
e acessibilidade. Por fim, as fases culminaram na prototipagem e avaliação final
da plataforma.
A investigação desenvolvida permitiu não apenas a construção de um protótipo
de uma Plataforma Digital, capaz de recomendar dinamicamente percursos de
aprendizagem e vagas no mercado de trabalho, adaptado às Pessoas com DID,
mas também a identificação de fatores críticos e boas práticas a considerar para
criar plataformas web acessíveis a estes indivíduos; destes destacam-se: a
utilização de uma linguagem simples aliada a manchas textuais pequenas; e
priorizar o uso de ícones e imagens. Although the inclusion of People with Intellectual and Developmental Disabilities (IDD) is a current issue, it still faces many challenges, as not all individuals understand this need. On the other hand, not all Higher Education Institutions (HEIs) and employers have the necessary conditions to receive these individuals in the best way. Thus, it is essential to have a mutual understanding of what the needs of people with IDD, HEIs and companies are, so that a path can be mapped out that leads to a change in paradigm. It is believed that the design of a digital platform capable of dynamically recommending connections between the different stakeholders in this process can play a key role in the lives of people with IDD who wish to attend higher education or find a job. In order to create a common thread in this research, a development methodology was adopted, as the main objective focuses on the development of a prototype of a Digital Platform. The division of the research into three phases, which complement each other, allowed the collection of mixed data through different methods. Thus, the research began with an initial analysis and evaluation, where qualitative data was collected that assisted in understanding the problem and gathering requirements. From there it was possible to evolve to the design and development of a low fidelity prototype, and mixed data was collected through usability and accessibility testing. Finally, the phases culminated in the prototyping and final evaluation of the platform. The research developed allowed not only the construction of a prototype of a Digital Platform, capable of dynamically recommending learning paths and vacancies in the labor market, adapted to People with IDD, but also the identification of critical factors and good practices to consider in order to create web platforms accessible to these individuals; these include: the use of a simple language combined with small textual patches; and prioritizing the use of icons and images. |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/35765 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DeCA - Dissertações de mestrado |
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