Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/35756
Title: O papel do Play Along na aprendizagem do clarinete
Author: Tomaz, Carlos Jorge Mondim
Advisor: Carvalho, Luís Filipe Leal de
Keywords: Play along
Clarinete
Aprendizagem
Pulsação
Afinação
Sincronização
Competências musicais
Motivação
Autonomia
Metodologia
Ferramenta pedagógica
Defense Date: 11-Jul-2022
Abstract: O presente trabalho descreve o projeto de investigação desenvolvido no Conservatório de Música da Bairrada, bem como o relatório final da Prática de Ensino Supervisionada referente ao ano letivo 2017/2018. Ao longo de dois meses, três alunos do ensino oficial de clarinete desenvolveram uma atividade musical criativa, suportada apenas pelo acompanhamento de um play along, tanto em contexto de aula, como no estudo individual. No decorrer da atividade, os alunos passaram por um processo de escolha musical, recolha auditiva e memorização da melodia principal da peça. Posteriormente, foi incutido o estímulo do sentido criativo, recorrendo à utilização de pequenas variações musicais e movimentos corporais. Paralelamente a este projeto, foi realizado um inquérito de âmbito nacional a professores a lecionar no ensino oficial de clarinete com o objetivo de obter uma imagem representativa sobre a utilização do play along no terreno. Contemplando o envolvimento das novas tecnologias na aprendizagem instrumental, este trabalho procurou investigar qual o impacto e que papel a utilização do play along poderá ter, tanto no desenvolvimento da aprendizagem em competências musicais, psicomotoras e sócio-afetivo, como no aumento da motivação, da autonomia e melhores índices de trabalho no estudo individual do clarinete. Partindo de uma revisão da literatura da temática em estudo, foi possível levar a cabo a realização do projeto de campo e cruzar com os dados recolhidos, permitindo assim retirar ilações mais detalhas sobre o caminho que a aprendizagem do clarinete pode ter com a utilização do play along.
The present work describes the investigation project led in the Bairrada’s Music Conservatory, as well as the consequent final report assigned for the subject of Supervised Learning Methods during the academic year of 2017/2018. For up to two months, three students from the official clarinet education system developed creative musical activities supported solely by a track of a play along, not only in the context of the classroom but also during their individual study at home. During the development of these activities, the students went through the process of choosing a track, recognizing the main melody by hearing it and finally memorizing it. Later, the creative stimulus was instilled in the students using small musical variations and corporal movements. In parallel to this project, a national survey was carried out among teachers of the official clarinet education system, with the objective of obtaining a representative image of the length in which the play along is used in the practical field. Contemplating the involvement of new technologies in the instrumental learning process, this dissertation aimed to investigate the role and impact in which the play along can have, not only in the process of learning musical, psychomotor and socio-affective skills, but also in the increase of student’s motivation, autonomy, and outcomes in individual clarinet study. Starting with a literature review on this field, it was possible to carry out the field project and to cross information with the collected data, so that more detailed conclusions were made about the way the learning of the clarinet can be influenced by the utilization of the play along as a powerful teaching resource.
URI: http://hdl.handle.net/10773/35756
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento_Carlos_Tomaz.pdf4.41 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.