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http://hdl.handle.net/10773/35495
Title: | How cyclists’ coalitions shape cycling: an analysis of policy change in Lisbon’s mobility paradigm from 2009 to 2021 |
Other Titles: | Como as coligações ciclistas modificam a cultura da bicicleta: análise da mudança na política de mobilidade em Lisboa 2009-2021 |
Author: | Pereira, Bernardo Nuno de Henriques Lebre de Campos |
Advisor: | Mota, José Carlos Baptista da Oldenziel, Ruth |
Keywords: | Advocacy coalition framework Policy process Change Cyclists’ coalition Cycling Cities Lisbon |
Defense Date: | 2-Nov-2022 |
Abstract: | Cycling is currently recognised as a vital part of most developed sustainable
urban mobility systems, contributing to acknowledged gains in climate change
mitigation, health, social, economic, environmental, and travel speed issues,
explaining in part its recent resurgence in cities worldwide. Despite the benefits,
public policy on cycling has not developed smoothly. Many cities continue to
stall or ignore effective output implementation to promote cycling as a
legitimate mobility mode. Most research and policy focus on infrastructure
solutions to implement change. This research, by contrast, focuses on an
innovative approach to advance scholarship, namely how cyclists’ advocacy
coalitions shape decision-making and place cycling on the political agenda
where it was previously ignored or side-lined. The dissertation applies the
concept of the advocacy coalition framework (ACF) to analyse the mechanisms
which activate and sustain policy change. This thesis analyses the city of
Lisbon in Portugal as a case-study of conurbation to analyse how change has
been leveraged during the thirteen-year time frame between 2009 and 2021,
using both detailed comparative analysis and advancing scholarship on cycling
more generally. The qualitative analysis employs the scholarship, documents,
notes taken from personal professional experience in policy formulation and
implementation, and eleven anonymous interviews with policy actors involved
to different extents in the process during the study period. These quantitative
outcomes are gauged using available data from several surveys and counts to
substantiate the relation between the outputs produced and outcomes achieved
in combination with detailed data from cycle traffic moving counts I have carried
out since 2009. The research structure is designed to provide insights on how
the broad-based cyclists’ coalition has shaped policy formulation and
implementation in a city where cycling had a low cultural status and low rates to
generate ‘new knowledge’ regarding the subsystem in Portugal and other
comparable contexts. A utilização da bicicleta é atualmente reconhecida como parte vital do sistema de mobilidade urbana sustentável das cidades mais desenvolvidas, contribuindo para ganhos na mitigação das alterações climáticas, benefícios de saúde, sociais, económicos, ambientais, e na velocidade das deslocações, explicando em parte o recente ressurgimento deste modo em cidades por todo o mundo. Apesar destes benefícios, as políticas públicas não se têm desenvolvido facilmente nesta matéria. Muitas cidades continuam a atrasar ou a excluir a implementação de medidas efetivas para promover a bicicleta como modo de mobilidade legítimo. A maioria das investigações e políticas remetem para soluções infraestruturais para fomentar a transição. Esta investigação, por outro lado, emprega uma abordagem inovadora para o avanço do conhecimento, designadamente, como as coligações de utilizadores de bicicleta transformam o processo de decisão e colocam a bicicleta na agenda política onde antes este modo de mobilidade era ignorado ou marginalizado. A dissertação adota a base teórica do ‘advocacy coalition framework’ (ACF) para analisar os mecanismos que ativam e sustentam a mudança de políticas. Esta tese analisa a cidade de Lisboa em Portugal como caso de estudo, considerando a conurbação, para analisar como a mudança foi realizada durante o período de treze anos entre 2009 e 2021, empregando análises comparativas detalhadas para avançar no conhecimento sobre a utilização da bicicleta em geral. A análise qualitativa analisou a literatura científica, documentos, notas provenientes da experiência pessoal e profissional na formulação e implementação de políticas, e onze entrevistas anónimas com variados atores políticos, envolvidos no processo durante o período do estudo de diferentes formas. Os resultados quantitativos são analisados através de dados disponíveis provenientes de diferentes pesquisas e contagens para fundamentar a relação entre as medidas implementadas e os resultados alcançados, complementados com dados pormenorizados de contagens de tráfego ciclável realizados desde 2009. A estrutura desta investigação foi projetada para aprofundar o conhecimento sobre a ampla coligação de utilizadores de bicicleta e como esta transformou a formulação e implementação de políticas, numa cidade onde o status cultural e as taxas de utilização da bicicleta eram reduzidos, para gerar 'novo conhecimento' sobre o subsistema em Portugal e outros contextos comparáveis. |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/35495 |
Appears in Collections: | DCSPT - Teses de doutoramento UA - Teses de doutoramento |
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