Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/35291
Title: A memorização como ferramenta pedagógica na prática do ensino do Oboé
Author: Santos, Francisco José Fernandes dos
Advisor: Rosa, António Chagas
Keywords: Memorização musical
Oboé
Estratégias
Ferramentas pedagógicas
Defense Date: 15-Jul-2022
Abstract: Este documento encontra-se dividido em duas partes: o projeto educativo e o relatório da componente de prática de ensino supervisionada. Em relação ao projeto educativo, foi feita uma recolha das principais fontes relacionadas com a memorização musical, foram escolhidos três oboístas do ensino superior para participarem num projeto educativo onde a memorização é vista como um meio para atingir um fim, uma ferramenta pedagógica para promoverem o seu espírito crítico e o seu autoconhecimento, e foram discutidos os resultados. Na segunda parte, está exposto o relatório da prática de ensino supervisionada que se realizou na classe de oboé da Escola de Música de Perosinho durante o ano letivo 2021/2022.
This document is divided into two parts: the educational project and the report of the supervised teaching practice component. Regarding the educational project, a collection of the main sources related to musical memorization was made, three oboists in higher education were chosen to participate in an educational project where memorization is contextualized as a means to an end, a pedagogical tool to promote critical spirit and self-knowledge, and the results were discussed. In the second part, the report of the supervised teaching practice that took place in the oboe class of the Escola de Música de Perosinho during the academic year 2021/2022 is exposed.
URI: http://hdl.handle.net/10773/35291
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento_Francisco_Santos.pdf8.95 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.