Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/35289
Title: Contributos para tornar as plataformas de instituições de ensino mais acessíveis
Author: Vilarinho, Sara de Sousa
Advisor: Pereira, Dora Maria de Oliveira Simões Ribeiro
Batista, João Carlos Lopes
Keywords: Acessibilidade web
Learning management system
E-learning
Inclusão
Web content accessibility guidelines
Universal design
Defense Date: 21-Jul-2022
Abstract: Num mundo em constante alteração, fruto da evolução tecnológica, social e também natural do planeta, o ensino procura acompanhar esta evolução, transferindo algum do seu campo de atuação para o mundo virtual. De entre as plataformas digitais mais utilizadas pelas instituições e estudantes hoje em dia, podem se destacar os Learning Management Systems (LMS). Com a utilização tão regular destas plataformas surgem problemas a nível do acesso e da interação com as mesmas e os seus conteúdos que poderão excluir um grupo de utilizadores, nomeadamente pessoas com dificuldades visuais, auditivas, motoras, sensoriais ou de aprendizagem. Ao longo deste estudo são abordados os principais conceitos relativos à acessibilidade web assim como as metodologias e diretrizes estabelecidas a nível internacional que permitem tornar os websites mais acessíveis. Esta investigação faz uma avaliação do Learning Management System da Universidade de Aveiro (UA), através de avaliações feitas por ferramentas de validação de acessibilidade online, peritos em acessibilidade e estudantes. Esta avaliação tem em conta as Web Content Accessibility Guidelines (WCAG) e os princípios do Universal Design (UD), para perceber quais são os maiores erros e complicações em termos de acessibilidade na plataforma. Com este estudo verificou-se que o Learning Management System da UA contém erros correspondentes a um nível muito básico de acessibilidade (nível A). São apresentadas várias sugestões para corrigir os erros que esta possui e também um conjunto de boas práticas a ter no desenvolvimento de LMS no geral.
In an ever-changing world, a result of the technologic, social and the world’s natural advances, education seeks to keep up with this evolution, transferring some of its activity to the virtual world. Between all the different kinds of platforms educational institutions and students use, we can highlight Learning Management Systems (LMS). With the regular use of these platforms several problems emerged about the access and interaction with the platform itself and its contents which would end up in the exclusion of a group of users, especially people with disabilities. Throughout this study we expose some of the main concepts related to web accessibility as well as some of the methodologies and standards used world-wide to make websites more accessible. This investigation evaluates the accessibility of University of Aveiro’s Learning Management System platform, through web validation tools, accessibility experts and students. These evaluations consider the Web Content Accessibility Guidelines (WCAG) and the Universal Design principles to fully understand the platform’s biggest accessibility errors. The main conclusion of this study is that the University of Aveiro’s LMS still has many basic level accessibility errors. Some suggestions to correct these errors are presented as well as a guide with some of the best practises to have in mind when developing a LMS in general.
URI: http://hdl.handle.net/10773/35289
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

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