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Title: Recer: o papel dos aspetos culturais na sua internacionalização: o mercado francês
Author: Martins, Beatriz Soraia Ferreira
Advisor: Martins, Otília
Keywords: Cerâmica
Inovação
Cultura organizacional
Internacionalização
Modelo de Hofstede
Recer
Defense Date: 28-Jul-2022
Abstract: O presente relatório pretende refletir a essência das atividades desenvolvidas na empresa Recer, onde decorreu, ao longo de cinco meses, o Estágio Curricular realizado no âmbito da unidade curricular Projeto/Dissertação/Estágio, do Mestrado em Línguas e Relações Empresariais (MLRE) ministrado na Universidade de Aveiro. Ao iniciar um “compromisso” com uma empresa, mesmo que sob forma de um mero estágio, é necessário compreender o setor no qual ela se insere e, consequentemente, as atividades associadas ao mesmo, de forma a garantir uma preparação adequada para a tarefa que irá ser desempenhada. Assim, a primeira parte do relatório procura esboçar a história da cerâmica e a tradição a ela associada, sublinhando, ainda, alguns dados estatísticos relevantes no setor cerâmico – de forma mais geral, na Europa, e de forma mais específica, em Portugal. Na segunda e na terceira partes, propõe-se uma visão abrangente da empresa, procedendo-se, assim, a uma síntese da história e a uma breve descrição da Recer. Nestas duas partes, refere-se o catálogo e respetivos produtos da empresa, enumerando-se, também, os mercados com os quais a empresa estabeleceu parcerias, o que indubitavelmente conduz a uma breve reflexão sobre as dimensões culturais de dois países: Portugal e França. Na quarta e última parte, enumera-se e descreve-se o conjunto das principais atividades desenvolvidas durante o estágio curricular que comprova e sublinha a dinâmica presente na direção comercial, nomeadamente no backoffice do mercado externo.
This report aims to reflect the essence of the activities performed in the company Recer, where the Curricular Internship took place over five months, within the scope of the curricular unit Project/Dissertation/Internship, of the Master in Languages and Business Relations (MLRE) taught at the University of Aveiro. When starting a "commitment" with a company, even if in the form of a simple internship, it is necessary to understand the sector in which it is inserted and, consequently, the activities associated with it, in order to guarantee an adequate preparation for the task that will be performed. Thus, the first part of the report seeks to outline the history of ceramics and the tradition associated with it, also highlighting some relevant statistical data in the ceramics sector – more generally, in Europe, and more specifically, in Portugal. In the second and third parts, a general overview of the company is provided, with a summary of the history and a brief description of Recer. These two parts refer to the company's catalogue and respective products, and also list the markets with which the company has set up partnerships, which undoubtedly leads to a brief reflection on the cultural dimensions of two countries: Portugal and France. In the fourth and last part, the main activities developed during the curricular internship are listed and described, which proves and underlines the dynamics present in the commercial department, namely in the foreign market backoffice.
URI: http://hdl.handle.net/10773/35167
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DLC - Dissertações de mestrado

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