Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/3504
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Roda, Rui Miguel Ferreira | por |
dc.contributor.advisor | Sardo, Susana Bela Soares | por |
dc.contributor.author | Afonso, Ana Carla Silva | por |
dc.date.accessioned | 2011-05-24T11:17:07Z | - |
dc.date.available | 2011-05-24T11:17:07Z | - |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10773/3504 | - |
dc.description | Mestrado em Design | por |
dc.description.abstract | O consumismo crescente no contexto global posiciona a disciplina de Design para uma reflexão acerca dos artefactos e da sua relevância para a vida dos utilizadores. O estudo do objecto comum e do quotidiano permite entender o seu potencial para a construção contemporânea de produtos, obras ou projectos. Deste modo, no decorrer da investigação em torno do conceito de memória, e a forma como influi a preservação de uma determinada identidade, através da criação de tradições e hábitos, é possível perceber a ascendência das coisas sobre as pessoas. Na perspectiva da intervenção da memória e da identidade na atribuição de significados/entendimentos aos objectos, este trabalho pretende analisar e perspectivar como os objectos conotados com o Design Anónimo se tornam preponderantes no quotidiano do usuário e de que forma os valores de projecto que lhes estão associados podem ser potenciadores de novas formas de desenvolvimento dos artefactos. | por |
dc.description.abstract | The growing consumerism in the global context positions the discipline of Design towards a reflection about artefacts and their relevance to users' lives. The study of common and everyday objects allows us to understand its potential for the contemporary construction of products, works or projects. Thus, during the investigation around the concept of memory, and how it influences the preservation of a particular identity through the creation of traditions and habits, it is possible to see the ascendancy of things over people. From the perspective of the intervention of memory and identity to the attribution of meaning/understanding to objects, this paper intends to analyze and to put in perspective how objects connoted with Anonymous Design became prevailing in daily life and in what ways the project values associated to them may be enhancers of new forms of artefacts development. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade de Aveiro | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Design | por |
dc.subject | Design de produtos - Impacto socioeconómico | por |
dc.title | O artefacto anónimo como potenciador do desenvolvimento em design | por |
dc.type | masterThesis | por |
thesis.degree.level | mestrado | por |
thesis.degree.grantor | Universidade de Aveiro | por |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DeCA - Dissertações de mestrado |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.