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Title: Trabalho por projeto com estudantes de formação inicial em educação básica, no domínio da ação climática
Author: Silveira, Susana
Teixeira, Filomena
Martins, Filomena
Keywords: Ação climática
Competências-chave
Educação para o desenvolvimento sustentável
Trabalho por projeto
Issue Date: Dec-2021
Publisher: ESEC, EPEC
Abstract: A complexidade científica e o grau de incerteza implicados nos processos de alterações climáticas têm sido apontados como fatores limitantes na implementação de práticas de professores/as no Ensino Básico neste domínio temático. Trata-se de um tema emergente e que integra os referenciais de educação ambiental para o desenvolvimento sustentável, que requer a sua aplicação no desenvolvimento curricular. Antecipando-se o reconhecido isomorfismo da formação, importa, durante a formação inicial de professores/as do Ensino Básico, proporcionar práticas letivas que fomentem o desenvolvimento de conhecimentos, competências e atitudes, no domínio temático das alterações climáticas que habilitem para uma intervenção pedagógica. Neste contexto, incentivou-se o envolvimento dos/as estudantes numa abordagem de Trabalho por Projeto com os objetivos seguintes: a) reconhecer as conceções de estudantes do 3º ano da licenciatura em Educação Básica sobre os processos inerentes às alterações climáticas; b) promover o desenvolvimento de aprendizagens e de competências-chave na educação para o desenvolvimento sustentável, focado neste tema; e c) fomentar a conceção de estratégias de intervenção pedagógica em contexto educativo no domínio da ação climática, que permitam o desenvolvimento de competências de natureza cognitiva, socioemocional e comportamental fundamentais para a operacionalização da aclamada transformação socioambiental. Durante o desenvolvimento do projeto resultaram processos de envolvimento dos/as estudantes na construção do seu conhecimento e propostas de intervenção educativa convergentes com o desenvolvimento de competências cruciais à educação no âmbito da ação climática.
The scientific complexity and the degree of uncertainty involved in climate change processes have been identified as limiting factors in the implementation of teacher practices in Basic Education in the field of climatic action. This is an emerging theme that integrates environmental education references for sustainable development, which requires its application in curriculum development. Anticipating the recognized training isomorphism, it is important to provide teaching practices during the initial teacher training in primary education, that encourage the development of knowledge, skills and attitudes in climatic change domain, that enable them to a pedagogical intervention. In this context, a Project Work approach was encouraged with the following objectives: a) to recognize the conceptions of students in the 3rd year of the Degree in Basic Education on the processes inherent to climate change; b) to promote the development of learning and key competences in education for sustainable development, focused on this topic; and c) to encourage the design of pedagogical intervention strategies in an educational context in the field of climate action, which allow the development of skills of cognitive, social-emotional and behavioral nature, fundamental to the operationalization of the acclaimed social and environmental skills. During the project development, the students were involved in the construction of their knowledge and their interventional education proposals, converging with the development of crucial skills for education in climate action context.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/34831
Publisher Version: https://owncloud.esec.pt/index.php/s/LMgQU9qrLYG4VRw
Appears in Collections:CIDTFF - Comunicações

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