Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/34806
Title: Jogo educativo para o desenvolvimento sustentável no parque da cidade: projeto EduPARK
Author: Rodrigues, Rita
Pombo, Lúcia
Neto, Teresa
Issue Date: 2021
Publisher: IPL
Abstract: A Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) constitui-se num grande desafio para o ensino, pressupondo abordagens flexíveis do currículo e centradas na interdisciplinaridade (UNESCO, 2018). A presente investigação integra-se no Projeto EduPARK e surge ao aliar a necessidade de conservar a natureza com a tendência crescente da utilização de dispositivos móveis por parte dos jovens. O projeto desenvolveu a app EduPARK que promove uma experiência de aprendizagem interdisciplinar, ativa e contextualizada através de estratégias de ensino inovadoras que combinam mobile learning, game-based learning (GBL) e realidade aumentada (RA) com base em princípios de geocaching num ambiente de aprendizagem outdoor, o Parque Infante D. Pedro, em Aveiro (Pombo & Marques, 2020). A app EduPARK, constituída por questões de escolha múltipla articuladas com recursos multimédia (RA, vídeos e imagens), foi concebida para ser jogada de forma intuitiva e autónoma, individualmente ou em grupo. A investigação que se apresenta tem como finalidade desenvolver (produzir, implementar e avaliar) um guião educativo integrado na app EduPARK que aborda o tema “Conservação da Natureza” de forma interdisciplinar. O objetivo do estudo é perceber o seu contributo na motivação e na construção de aprendizagens, para além de avaliar o seu impacto na intenção de mudança de atitudes dos alunos ao nível da conservação da natureza.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/34806
Publisher Version: https://www.ipleiria.pt/esecs/28-e-29-de-maio/
Appears in Collections:CIDTFF - Comunicações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Poster_52_rita_rodrigues.pdf739.62 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.