Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/34687
Title: Design para a preservação da memória etnográfica de um produto artesanal local: o caso das bonecas de massa
Author: Castro, Verónica Micaela Franco de
Advisor: Sousa, Álvaro
Keywords: Design e território
Design e identidade
Bonecas de massa
Bilhardas
Defense Date: 17-Dec-2021
Abstract: As Bonecas de Massa, são figuras identitárias da Ilha da Madeira feitas em maçapão mas que ainda não alcançaram grande visibilidade, tanto a nível local como nacional. Atualmente, poucas são as artesãs que as fazem. Por não ser lucrativo, nenhuma faz deste artesanato uma ocupação a tempo inteiro. Propomo-nos perceber se a transformação destas figuras de maçapão em biscoitos/ bolachas de iconografia semelhante, através da industrialização do processo de produção, estará a valorizar e preservar a identidade deste território e do respetivo património local. As Bilhardas, denominação atribuída às novas bolachas, pretendem comunicar esta história através do próprio produto e da sua embalagem para se reposicionarem no mercado, indo de encontro a novos e diferenciados públicos. A metodologia utilizada é qualitativa exploratória com recurso a casos de estudo de produtos gastronómicos identitários cuja tipologia, caráter estético e/ou antropológico são demarcados e contribuem para que estes se distingam no seu território. Pretende-se com o produto Bilhardas recuperar a memória de um produto artesanal, de visibilidade reduzida, transformando-o num produto contemporâneo.
Bonecas de Massa are identity marzipan images from Madeira island but they have not achieved a huge visibility and recognition, both locally and nationally. Currently, few artisans make them. Because it is not lucrative, none of them make this craft a full-time job. We propose to understand if the contribution of design by transforming these marzipan images into biscuits/ cookies of similar iconography, through the industrialization of the manufacturing process, will be valuing and preserving the territory’s identity and the respective local heritage. Bilhardas, the name given to the new cookies, intend to communicate this story through the packaging to reposition themselves in the market, updating itself for new audiences. The methodology used is qualitative exploratory, with the use of case studies of identity gastronomic products whose typology, aesthetic and/or anthropological character are demarcated and contribute to distinguishing them in their territory. The aim of the Bilhardas product is to recover the memory of a handcrafted product, with reduced visibility, transforming it into a contemporary product.
URI: http://hdl.handle.net/10773/34687
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento_Verónica_Castro.pdf9.84 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.