Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/34682
Title: | O Ensino das Ciências no 1.º Ciclo do Ensino Básico em contexto de Pandemia: Livro de resumos |
Author: | Silva, Patrícia Christine Rodrigues, Ana V. Vicente, Paulo Nuno |
Keywords: | Ensino das Ciências Atividades de Ciência Ensino à distância Ensino remoto de emergência |
Issue Date: | 2021 |
Publisher: | UA Editora |
Abstract: | A pandemia SARS COVID-19 forçou-nos a alterar os nossos modos de vida e o funcionamento das escolas não escapou a estas mudanças. A narrativa em torno da transição do ensino presencial para o ensino remoto de emergência constituiu-se num novo desafio para a comunidade escolar. O modo de ensinar e de aprender em sala de aula deu lugar ao ensino à distância, passando o recurso às tecnologias digitais a ser a estratégia basilar para o atual modo de ensinar (Wenczenovicz, 2020). Nesta comunicação pretende-se apresentar uma parte de projeto de doutoramento cujo propósito é desenvolver, implementar e avaliar um Programa de Ensino Experimental das Ciências, que integra componentes curricular, de atividade e de avaliação das aprendizagens para o 1.º Ciclo do Ensino Básico. No caso, a componente respeitante ao desenvolvimento e avaliação de recursos educativos digitais em resposta às necessidades impostas pelo ensino remoto de emergência. Para recolha de dados, recorremos a questionários aos professores e compilação documental (instrumentos de avaliação dos professores e respostas individuais aos quizzes de avaliação). Assim, optamos por desenvolver um conjunto de vídeos denominados “Cien e Tista no laboratório”. Trata-se de vídeos com a proposta de exploração de temas de Ciências com uma duração média de oito minutos. Face às diferentes áreas científicas envolvidas na exploração dos temas dos vídeos, contou-se com diversos especialistas que colaboraram quer revisão científica de conteúdos disciplinar, quer na de conteúdo didático. Se por um lado, o vídeo permite uma exploração em grande grupo com a orientação do professor, por outro pode ser explorado pela criança de forma autónoma, dando resposta à instabilidade de rede que algumas crianças vivenciam. Ademais, estes vídeos respeitam um ensino numa perspetiva Inquiry Based Science Education, assegurando os diferentes momentos da atividade: a) definição da questão-problema; b) previsões; c) planificação; d) experimentação e registo; e e) conclusão. Adicionalmente, desenvolveram-se quizzes de avaliação relacionados com a questão-problema de cada vídeo. Pela análise ainda preliminar dos resultados, verifica-se uma apreciação positiva por parte dos professores utilizadores, que afirmam que estes vídeos se configuram como uma estratégia adequada e facilitadora da exploração de temas de Ciências em contexto de ensino remoto de emergência, impulsionando o papel ativo das crianças no seu processo de aprendizagem. |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/34682 |
Publisher Version: | https://enjie.pt/2021/index.php/publicacoes/ |
Appears in Collections: | CIDTFF - Comunicações |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Patrícia C. Silva - O ensino das ciências no 1.º CEB em contexto de pandemia.pdf | 99.4 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.