Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/34680
Title: Representação dos idosos portugueses no Instagram
Author: Balseiro, Tiago Morgado Madail
Advisor: Antunes, Maria João
Keywords: Seniores
Redes sociais
Instituições
Imagem
Instagram
Defense Date: 15-Dec-2021
Abstract: O envelhecimento da população ocorre na maioria dos países desenvolvidos. Como os idosos vivem hoje mais tempo e com melhor qualidade de vida, a visibilidade dos mesmos na sociedade também aumenta. Contudo, esta faixa etária enfrenta desafios relacionados com o idadismo, uma vez que frequentemente são alvo de preconceitos e estereótipos por parte da sociedade, referindo-se à velhice como uma incapacidade, doença ou fragilidade. Uma representação realista dos idosos é fundamental para responder aos desafios que se enfrentam para retratar o idoso no contexto atual. O presente trabalho de investigação tem como objetivo identificar como são representados os seniores no Instagram, partindo de uma amostra de instituições sociais de acolhimento em Portugal. Partindo da análise de uma amostra de 14 Instituições, os resultados indicaram que na maioria delas não existe uma estratégia de comunicação definida, nem regularidade nas publicações e a interação entre Instituições e seguidores é muito escassa. No feed de notícias verificou-se que o conteúdo é normalmente apresentado em formato de imagem e utilizado para veicular sentimentos neutros e ocasiões especiais. Nas stories existe preferência por outro tipo de formatos (vídeo). A maioria das pessoas representadas apresenta sentimentos neutros e o conteúdo publicado retrata situações relacionadas com a vacinação (COVID-19). Como resultado da dissertação foi elaborado um manual de boas práticas para a comunicação nas redes sociais, baseadas em imagem, que possa constituir uma referência para as instituições que têm nos seniores o seu público-alvo.
Population aging occurs in most developed countries. As elderly people today live longer and better than before, their visibility in society also increases. This age group faces challenges related to ageism, since they are often the target of prejudices and stereotypes by society, referring to old age as a disability, illness or fragility. A realistic representation of the elderly is essential to respond to the challenges they face. This research work aims to identify how seniors are represented on Instagram, in a sample of social host institutions in Portugal. Based on the analysis of a sample of 14 Institutions, the results indicated that in most of them there is no defined communication strategy, nor regularity in publications and interaction between institutions and followers is very scarce. In the news feed, it was found that content is usually presented in image format and used to convey neutral feelings and special occasions. In stories there is a preference for another type of format (video). Most of the people represented have neutral feelings. As a result of the dissertation, a manual of best practices for communication on social media, based on image, was created, which can be a reference for institutions that have seniors as their target audience.
URI: http://hdl.handle.net/10773/34680
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

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