Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/34400
Title: Estratégias para a promoção da produção de conteúdos AV: estudo do impacto no âmbito de uma comunidade de partilha de práticas pedagógicas ativas
Author: Pereira, José Miguel Duarte
Advisor: Santos, Carlos Manuel das Neves
Keywords: Práticas pedagógicas
Comunidade online
Audiovisual
ColLab
Redes sociais
Defense Date: 2-Dec-2021
Abstract: A plataforma ColLab é desenvolvida no âmbito de um projeto europeu que conta com a parceria de várias Universidades europeias, pertencentes ao European Consortium of Innovative Universities (ECIU). Tem como objetivo desenvolver uma plataforma online que ofereça aos professores do ensino superior um novo espaço para partilha e divulgação de conhecimento relacionado com práticas pedagógicas, com o intuito de auxiliar os docentes do ensino superior europeu que procuram inovar no âmbito das suas práticas pedagógicas. Este estudo procura-se compreender em que medida é possível estimular e incentivar utilizadores comuns, não especialistas na área do audiovisual, a produzirem vídeos com o intuito de partilharem as suas práticas pedagógicas. Do mesmo modo, pretende-se aferir a viabilidade das estratégias adotadas para este efeito. Como resultado deste processo, foram concebidos três vídeos guia, relacionados com tipologias de vídeos que os membros da plataforma ColLab são desafiados a produzir. Estes vídeos guia foram incluídos num protótipo de uma página da plataforma, onde se fornecem instruções e motivações para a produção e partilha de vídeo. Ao longo deste trabalho de investigação foi adotada uma metodologia de investigação de desenvolvimento, tendo o resultado final do projeto sido avaliado com recurso a uma amostra por conveniência, representada por membros da Equipa de Apoio para a Inovação Curricular e Pedagógica da Universidade de Aveiro. Verificou-se que o resultado obtido ajudou o projeto ColLab na sua finalidade como comunidade ativa, e que as estratégias adotadas foram positivamente recebidas pelos membros da comunidade assim como pelos participantes dos testes desenvolvidos.
The ColLab platform is developed as part of a European project that has a partnership with several European Universities, belonging to the European Consortium of Innovative Universities (ECIU). Its objective is to develop an online platform that offers higher education teachers a new space for sharing and disseminating knowledge related to pedagogical practices, in order to help European higher education teachers who seek to innovate within the scope of their pedagogical practices. Within the scope of this study, we seek to understand to what extent it is possible to stimulate and encourage common users, who are not specialists in the audiovisual field, to produce videos to share their teaching practices. Likewise, it is intended to assess the viability of the strategies adopted for this purpose. As a result of this process, three guide videos were designed, related to the types of videos that ColLab platform members are challenged to produce. These guide videos were included in a prototype of a platform page, where instructions and motivations for video production and sharing are provided. Throughout this research work, a developmental research methodology was adopted, and the final result of the project was evaluated using a convenience sample, represented by members of the Support Team for Curriculum and Pedagogical Innovation at the University of Aveiro. It was verified that the obtained result helped the ColLab project in its purpose as an active community, and that the adopted strategies were positively received by the community members as well as by the participants of the developed tests.
URI: http://hdl.handle.net/10773/34400
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento_Jose_Pereira.pdf3.9 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.