Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/34383
Title: Comunicação corporativa e gestão de relacionamentos: relatório de estágio na Abel Santiago S.A.
Author: Grangeia, Rita Marçal
Advisor: Ramalheira, Ana Maria
Nobre, Helena
Keywords: Abel Santiago S.A.
Comunicação corporativa
Relações empresariais
Gestão de relacionamentos
Facebook
Marketing digital
Mercado internacional
Defense Date: 7-Jul-2022
Abstract: O presente trabalho incide sobre as atividades realizadas ao longo dos 6 meses que durou o Estágio Curricular na empresa Abel Santiago S.A., no âmbito do Mestrado em Línguas e Relações Empresariais da Universidade de Aveiro. Os objetivos do Estágio enquadram-se nas áreas da comunicação de marketing e gestão de relacionamentos com parceiros internacionais e nacionais. As atividades práticas foram suportadas em revisão da literatura de alguns trabalhos relevantes de natureza científica no âmbito destas temáticas, e outros documentos de natureza prática, relacionados com o setor e/ou atividade da empresa. Procedeu-se, também, ao levantamento e análise de dados secundários, na sua maioria fornecidos pela empresa, complementados com informação primária decorrente da observação dos processos de trabalhos e contacto direto com os funcionários em ambiente empresarial. Com este Estágio foi possível compreender o papel fundamental da comunicação integrada de marketing, sua contribuição para o sucesso do negócio e imagem corporativa, quer no mercado doméstico quer internacional. O Estágio contribuiu também para o desenvolvimento de uma página da empresa no Facebook, realçando a sua importância estratégica como ferramenta de comunicação corporativa. O presente Relatório inclui ainda um plano de comunicação para o Facebook e a sua implementação na empresa em apreço.
This paper focuses on the activities performed during the 6 months that lasted the curricular internship in the company Abel Santiago S.A., within the scope of the Master in Languages and Business Relations of the University of Aveiro. The objectives of the internship were in the areas of marketing communication and relationship management with international and national partners. The practical activities were supported by a literature review of some relevant scientific works in the scope of these themes, and other documents of a practical nature, related to the company's sector and/or activity. It was also proceeded to the survey and analysis of secondary data, mostly provided by the company, complemented with primary information from the observation of work processes and direct contact with employees in a business environment. With this Internship it was possible to understand the fundamental role of integrated marketing communication, its contribution to business success and corporate image, both in the domestic and international markets. The internship also contributed to the development of a company Facebook page, highlighting its strategic importance as a corporate communication tool. This Report also includes a communication plan for Facebook and its implementation in the company under consideration.
URI: http://hdl.handle.net/10773/34383
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DLC - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento_Rita_Grangeia.pdf1.62 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.