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Title: Modelos de e-commerce e-tailer e portal: reestruturação, suporte e manutenção numa agência de comunicação digital
Author: Miranda, Lara Maria Alves
Advisor: Pereira, Dora Maria de Oliveira Simões Ribeiro
Keywords: Marketing digital
E-commerce
Portal angola formativa
Shopify
Websites e-tailer
Defense Date: 14-Jul-2022
Abstract: Numa era cada vez mais digital, as organizações devem repensar a forma como são feitas as operações, alterando-as e transformando os seus produtos e serviços em versões digitais. O crescente aumento da digitalização e consequente adoção de tecnologias digitais tem assim originado mudanças nos métodos de trabalho e nas ofertas de negócios e funções. Através da diversificação dos canais de comunicação – portais e websites de redes sociais – e dos métodos de vendas – e-commerce –, a transformação digital permite o aumento da eficiência e da produtividade das organizações. O presente relatório descreve o estágio realizado na Bydas - Agência de Comunicação Digital, Unipessoal Lda., cujos objetivos incidiram na (i) aquisição de conhecimentos sobre plataformas e-commerce, em especial Shopify, (ii) realização de tarefas de desenvolvimento e manutenção de websites e-tailer, (iii) realização de uma proposta de reestruturação do portal Angola Formativa e (iv) desenvolvimento de atividades gerais de marketing digital. No que respeita à proposta de reestruturação do portal Angola Formativa, que foi o grande foco do estágio, partiu-se da análise de inquéritos por questionário a utilizadores do portal, avaliou-se este com foco no conteúdo e web design, seguindo-se a análise através de testes de usabilidade. Os resultados permitiram melhorar o conteúdo do portal, definir-se o público-alvo, personas e user stories. Foi ainda criado um protótipo interativo não funcional daquilo que seria o novo portal, testado através de testes de usabilidade. A nível de websites e-tailer trabalhou-se na criação, suporte e manutenção de lojas online, em Shopify, totalizando um total de 12 lojas intervencionadas. Procedeu-se também à redação de artigos com vista à agregação de audiência. A agência possui agora uma proposta de reestruturação do portal AF a nível de web design, que inclui os resultados das análises realizadas ao portal atual. A nível dos websites e-tailer acredita-se que se entregaram trabalhos de qualidade aos clientes da empresa. Colaborar com esta agência foi um desafio pela grande exigência dos seus clientes.
In an increasingly digital age, organisations must rethink the way operations are done, changing them and transforming their products and services into their digital versions. The increasing digitalisation and consequent adoption of digital technologies have thus led to changes in working methods and business offerings and functions. Through the diversification of communication channels - portals and social media websites - and sales methods - e-commerce -, digital transformation allows for the increase of efficiency and productivity of organisations. This report describes the internship carried out at Bydas - Agência de Comunicação Digital, Unipessoal Lda., whose objectives focused on (i) acquiring knowledge about e-commerce platforms, especially Shopify, (ii) carrying out development and maintenance tasks of e-tailer websites, (iii) carrying out a proposal for restructuring the Angola Formativa portal and (iv) developing general digital marketing activities. Regarding the proposal to restructure the Angola Formativa portal, which was the main focus of the internship, it started with the analysis of questionnaire surveys to existing portal users. The portal was evaluated focusing on content and web design, followed by the analysis through usability tests. The results allowed to improve the content of the portal, to define the target audience, personas, and user stories. It also created a non-functional interactive prototype of what would be the new portal, tested through usability tests. In terms of e-tailer websites, we worked on the creation, support and maintenance of online shops, in Shopify, totaling 12 shops. It was also done the writing of articles with the purpose of audience aggregation. The agency now has a proposal for restructuring the AF portal at the web design level, which includes the results of the analysis performed on the current portal. At the level of e-tailer websites, it is believed that quality work was delivered to the company's clients. Collaborating with this agency was a challenge due to the high demands of its clients.
URI: http://hdl.handle.net/10773/34371
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
ISCA-UA - Dissertações de mestrado

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