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dc.contributor.authorRibeiroMarlenept_PT
dc.date.accessioned2022-07-27T10:15:30Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.isbn978–989–654–263–4-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/34324-
dc.description.abstractA reflexão que aqui se apresenta enquadra-se no domínio específico das mar- cas territoriais e, além de veículo de disseminação do projeto de investiga- ção em Design proposto para o doutoramento na Universidade de Aveiro, alimenta um dos objetivos específicos — “comparar metodologias projetuais, processos, estratégias e resultados da criação, implementação e manutenção da marca territorial a partir da análise de casos de estudo nacionais e inter- nacionais”. Sujeitos aos pressupostos concorrenciais do mercado global, os territórios competem por parte da atenção e riqueza do mundo, o que signi- fica um enorme desafio à administração local. A gestão do território é polí- tica, mas ao Design reconhece-se a eloquência de conformar o lugar comum comunicando-o de forma diferenciadora e memorável, nomeadamente a partir da marca. Defende-se, pois, que a marca territorial seja colaborativa, relacionando estrategicamente três eixos: 1–Universidade (Conhecimento); 2–Indústria (Economia) e 3–Território (Política). A marca de Barcelona (Espa- nha) conquistou a merecida seleção como caso de estudo por se afirmar como um projeto colaborativo. Assumindo-se como marca pública, suporta toda a sua comunicação num modelo participativo com e para os cidadãos. Os Jogos Olímpicos de 1992, apontados como um momento importante na forma de pensar a cidade, “Barcelona más que nunca”, foram determinantes para devolver uma cidadania ativa à cidade e mais tarde, em 1999 foi este o ponto de partida para a marca B, “Hagámoslo juntos, hagámoslo Bien”.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherUniversidade da Beira Interiorpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectMarca Territorialpt_PT
dc.subjectBarcelonapt_PT
dc.subjectComunicação Municipalpt_PT
dc.subjectComunicação Relacionalpt_PT
dc.titleComunicação municipal: o caso Barcelonapt_PT
dc.title.alternativeMunicipal communication: the Barcelona case studypt_PT
dc.typearticlept_PT
dc.description.versionpublishedpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
degois.publication.firstPage243pt_PT
degois.publication.lastPage248pt_PT
degois.publication.titleDesigna 2015: Identidade. Proceedings da Conferência Internacional de Investigação em Designpt_PT
dc.date.embargo2015-
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