Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/34305
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorRibeiro, Marlenept_PT
dc.contributor.authorProvidência, Franciscopt_PT
dc.contributor.authorSousa, Álvaropt_PT
dc.date.accessioned2022-07-26T09:53:04Z-
dc.date.available2022-07-26T09:53:04Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.isbn978–85–425–0379–1-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/34305-
dc.description.abstractOs territórios são hoje produtos de consumo e, por essa razão, de forma prag- mática precisam de marcas. Neste sentido, o mercado fortemente compe- titivo pela necessidade de captação de investimento externo, exportações e turismo, tem colocado as marcas territoriais no topo das agendas da política local, regional e nacional um pouco por todo o mundo. A cidade do Porto (Portugal) adotou recentemente uma nova identidade visual e corporativa alinhando-se assim com a tendência global de diferenciar os lugares pela valorização da sua individualidade. A solução gráfica que conforma a marca denominada “Porto.” é aqui analisada, como caso de estudo, com o objetivo de aferir as gramáticas gráficas empregues na sua construção, os elementos simbólicos a que recorre e o impacto operacional junto do público. Verifica-se uma eficácia sintática e pragmática, resultado de uma marca tecnicamente bem trabalhada mas questiona-se a sua força simbólica que parece dispersa e mais próxima de um desígnio histórico como testemunho, do que político como ambição. Será necessário esperar que a marca faça o seu percurso de implementação para avaliar se a sua gestão ao longo do tempo favorece um posicionamento estratégico do Porto, no mercado global, visualmente sofis- ticado, que é este nosso mundo.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherUFRN Universidade Federal de Rio Grande do Nortept_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectPortopt_PT
dc.subjectIdentidade visual e corporativapt_PT
dc.subjectMarca territorialpt_PT
dc.subjectMarca Portopt_PT
dc.titleIdentidade visual e corporativa: a marca Portopt_PT
dc.title.alternativeCorporate and visual identity: the brand Portopt_PT
dc.typebookPartpt_PT
dc.description.versionpublishedpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
degois.publication.title3º Ergotrip Design – Congresso Internacional de Design, Ergonomia e Interação Humano-Computadorpt_PT
Appears in Collections:ID+ - Capítulo de livro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014_IIIERGOTRIP_MR_FP_AS.pdf2.97 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.