Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/34237
Title: Impacto da iniciativa "Uma Faixa, uma Rota" e da aprendizagem da língua portuguesa na empregabilidade de estudantes chineses
Author: Nan Su
Advisor: Baptista, Dina Maria da Silva
Keywords: Uma faixa
Uma rota
Estudantes chineses
Universidade normal de Harbin
Língua portuguesa
Empregabilidade
Habilidades
Dificuldades e vantagens
Defense Date: 13-Jun-2022
Abstract: Este trabalho tem como objetivo analisar as políticas relacionadas com o desenvolvimento conjunto e a cooperação com os países de língua portuguesa, através da política “Uma Faixa, Uma Rota”, bem como as oportunidades e os desafios resultantes da aprendizagem da língua portuguesa por parte de estudantes chineses que concluíram a licenciatura de língua portuguesa na Universidade Normal de Harbin na China e que, por isso, já estão no mercado de trabalho ou à procura do seu primeiro emprego. Pretende-se também aferir sobre o grau de conhecimento que os estudantes têm sobre estas iniciativas e da influência que estas tiveram no momento da escolha formativa e da importãncia que têm/podem ter na integração no mercado de trabalho, particularmente em países de expressão lusófona. É também objetivo deste estudo compreender as perspetivas de futuro destes estudantes relativas à sua carreira profisional e as habilidades que, na sua opinião, são as mais valorizadas pelo mercado de trabalho. O número de empregos lusófonos continua a aumentar, mas ainda existem alguns licenciados que não conseguem encontrar empregos satisfatórios, o que justifica a pertinência deste estudo, prevendo-se que os resultados desta investigação contribuam para o planeamento de carreira de estudantes chineses de língua estrangeira. Além disso, este estudo permitirá também compreender melhor as políticas educacionais chinesas no âmbito da promoção da aprendizagem da língua portuguesa dentro e fora da China. A obtenção dos dados foi feita a partir da aplicação de um inquérito por questionário realizado online e enviado por email e partilhado na WeChat.
This work aims to analyse the policies related to joint development and cooperation with Portuguese-speaking countries, through the “One Belt, One Road” policy, as well as the opportunities and challenges resulting from the learning of the Portuguese language by students Chinese who completed a degree in Portuguese at the Normal Harbin University in China and are therefore already in the labor market or looking for their first job. It is also intended to assess the degree of knowledge that students have about these initiatives and the influence they had at the time of training choice and the importance that integration in the labor market has/may have, particularly in expressive countries. Portuguese-speaking. It is also objective of this study to understand the future perspectives of these students regarding their professional career and the skills that, in their opinion, are the most valued by the labor market. The number of Portuguese-speaking jobs continues to increase, but there are still some graduates who cannot find satisfactory jobs, which justifies the relevance of this study, and it is expected that the results of this investigation will contribute to the career planning of Chinese foreign language students. In addition, this study will also allow a better understanding of Chinese educational policies within the scope of promoting Portuguese language learning inside and outside China. Data collection will be done through the application of a questionnaire survey carried out online and sent by email and shared on WeChat, the social digital platform (social network) of Harbin Normal University.
URI: http://hdl.handle.net/10773/34237
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DLC - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento_Nan_Su.pdf1.34 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.