Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/34237
Title: | Impacto da iniciativa "Uma Faixa, uma Rota" e da aprendizagem da língua portuguesa na empregabilidade de estudantes chineses |
Author: | Nan Su |
Advisor: | Baptista, Dina Maria da Silva |
Keywords: | Uma faixa Uma rota Estudantes chineses Universidade normal de Harbin Língua portuguesa Empregabilidade Habilidades Dificuldades e vantagens |
Defense Date: | 13-Jun-2022 |
Abstract: | Este trabalho tem como objetivo analisar as políticas relacionadas com
o desenvolvimento conjunto e a cooperação com os países de língua
portuguesa, através da política “Uma Faixa, Uma Rota”, bem como as
oportunidades e os desafios resultantes da aprendizagem da língua
portuguesa por parte de estudantes chineses que concluíram a licenciatura de
língua portuguesa na Universidade Normal de Harbin na China e que, por
isso, já estão no mercado de trabalho ou à procura do seu primeiro
emprego. Pretende-se também aferir sobre o grau de conhecimento que os
estudantes têm sobre estas iniciativas e da influência que estas tiveram no
momento da escolha formativa e da importãncia que têm/podem ter na
integração no mercado de trabalho, particularmente em países de expressão
lusófona.
É também objetivo deste estudo compreender as perspetivas de futuro destes
estudantes relativas à sua carreira profisional e as habilidades que, na sua
opinião, são as mais valorizadas pelo mercado de trabalho. O número de
empregos lusófonos continua a aumentar, mas ainda existem alguns
licenciados que não conseguem encontrar empregos satisfatórios, o que
justifica a pertinência deste estudo, prevendo-se que os resultados desta
investigação contribuam para o planeamento de carreira de estudantes
chineses de língua estrangeira.
Além disso, este estudo permitirá também compreender melhor as políticas
educacionais chinesas no âmbito da promoção da aprendizagem da língua
portuguesa dentro e fora da China. A obtenção dos dados foi feita a partir da
aplicação de um inquérito por questionário realizado online e enviado por
email e partilhado na WeChat. This work aims to analyse the policies related to joint development and cooperation with Portuguese-speaking countries, through the “One Belt, One Road” policy, as well as the opportunities and challenges resulting from the learning of the Portuguese language by students Chinese who completed a degree in Portuguese at the Normal Harbin University in China and are therefore already in the labor market or looking for their first job. It is also intended to assess the degree of knowledge that students have about these initiatives and the influence they had at the time of training choice and the importance that integration in the labor market has/may have, particularly in expressive countries. Portuguese-speaking. It is also objective of this study to understand the future perspectives of these students regarding their professional career and the skills that, in their opinion, are the most valued by the labor market. The number of Portuguese-speaking jobs continues to increase, but there are still some graduates who cannot find satisfactory jobs, which justifies the relevance of this study, and it is expected that the results of this investigation will contribute to the career planning of Chinese foreign language students. In addition, this study will also allow a better understanding of Chinese educational policies within the scope of promoting Portuguese language learning inside and outside China. Data collection will be done through the application of a questionnaire survey carried out online and sent by email and shared on WeChat, the social digital platform (social network) of Harbin Normal University. |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/34237 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DLC - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Documento_Nan_Su.pdf | 1.34 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.