Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/34182
Title: Campus smart reactions: promovendo a interação e sociabilidade na plataforma Campus
Author: Freitas, João Miguel Oliveira
Advisor: Santos, Carlos Manuel das Neves
Keywords: Inteligência artificial
Aprendizagem de máquinas
Reações
Web social
Campus by Fundação Altice
Defense Date: 6-Dec-2021
Abstract: O Campus by Fundação Altice é uma rede de comunicação e colaboração para a comunidade escolar, que permite a criação e partilha de conteúdo organizada por comunidades, onde os utilizadores podem comunicar e partilhar recursos, em vários contextos como blogues, grupos e salas de chat. As reações a conteúdo são uma interação muito presente em contextos de redes sociais. Permitem ao utilizador rapidamente refletir a sua opinião sobre uma dada publicação, acabando por ter um papel alternativo ou complementar a um comentário. As reações têm um papel dinamizador, salientando-se a sua importância na dimensão social neste tipo de plataforma. No âmbito desta investigação desenvolveu-se um sistema de reações e um sistema de recomendações a reações, com o objetivo de procurar aumentar as interações na plataforma Campus e dinamizar a sua componente social. Após analisadas as motivações dos utilizadores do Campus face a sistemas de reações de outras plataformas, foi concebido, desenvolvido, e avaliado um protótipo dessa nova funcionalidade da plataforma. Este trabalho foi avaliado junto de possíveis futuros utilizadores deste sistema de reações, tendo revelado resultados bastante satisfatórios. A fase final de desenvolvimento coincidiu com um novo teste de usabilidade, onde se procurou testar toda a componente aplicacional da ferramenta concetualizada e desenvolvida. A sua avaliação revelou resultados positivos que, no entanto, não abstêm da necessidade de testes mais extensivos com um maior número de utilizadores num contexto de ambiente de produção da plataforma Campus. Estes resultados permitiram confirmar a conclusão de objetivos propostos, mas também deixaram novos desafios para trabalho futuro.
Campus by Fundação Altice is a communication and collaboration network for the school community, which allows the creation and sharing of content organized by communities, where users can communicate and share resources in various contexts such as blogs, groups and chat rooms. Reactions to content are a very present interaction in social networking contexts. They allow users to quickly reflect their opinion about a given publication and end up having an alternative or complementary role to a comment. The reactions have a dynamic role, highlighting its importance in the social dimension in this type of platform. In the scope of this research, a system of reactions and a system of recommendations to reactions were developed, aiming at increasing interactions on the Campus platform and boosting its social component. After analyzing the motivations of Campus users in relation to reaction systems of other platforms, a prototype of this new functionality of the platform was designed, developed and evaluated. This work was evaluated with possible future users of this reaction system and showed very satisfactory results. The final phase of development coincided with a new usability test, where we tested the entire application component of the conceptualized and developed tool. Its evaluation revealed positive results that, however, do not preclude the need for more extensive testing with a larger number of users in a production environment of the Campus platform. These results allowed the confirming of the conclusion of proposed objectives, but also left new challenges for future work.
URI: http://hdl.handle.net/10773/34182
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento_Joao_Freitas.pdf3.47 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.