Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/34139
Title: A experiência da dança como metodologia para a abordagem de pequenas peças de Johann Sebastian Bach para tecla
Author: Teixeira, Dalila Isabel Cardoso
Advisor: Neves, Fausto Manuel da Silva
Keywords: Música e movimento
Expressão corporal
Dalcroze
Dança
Bach
Música para teclado
Minuet e Bourrée
Defense Date: 22-Nov-2021
Abstract: A presente dissertação estuda, de um ponto de vista pedagógico, a relação entre a música e o movimento, mais concretamente observada na interação da Música Antiga com a tradição de dança que lhe é contemporânea. Apesar de o movimento não ser considerado como uma componente teórica da música (tal como a agógica, a harmonia, o ritmo, etc.), ele pode servir como meio de reforço para a compreensão musical. Autores como Émile Jaques-Dalcroze defendem esse ponto de vista, desenvolvendo práticas pedagógicas que envolvem a performance musical e o movimento corporal numa simbiose que gera um método inovador de ensino. Aliando as práticas musicais ao estudo da tradição de dança francesa, através dos exemplos do Minuet e da Bourrée, o meu estudo pretende aprofundar, testar e apresentar novas ferramentas para a pedagogia musical. Para esse efeito, escolhi J. S. Bach como compositor em estudo, quer pela sua importância na prática pedagógica pianística, quer pelo seu convívio próximo com as tradições de dança da época. Tendo em conta o seu amplo espólio, optei por abordar duas danças das suas obras pedagógicas para tecla, lecionadas no âmbito escolar estudado neste trabalho (2º Ciclo).
This monography intends to study, on a pedagogical point of view, the relationship between music and movement, more specifically present in the interaction of the Ancient Music with its contemporary Dance Tradition. Although movement is not commonly considered like a theorical subject in music (like rhythm, melody, agogic, and so on), it can work as a mean to the comprehension of music. Émile Jaques-Dalcroze and other authors defends this theory, and they create a new way of teaching, out of music and movement. Connecting Ancient Music practices and French Dance Tradition, through some examples like Minuet and Bourrée, my study intends to present and test these new pedagogical tools. For that, I choose Bach as compositor in study, because of his importance in pedagogical music (and in music in general), but also because of his knowledge of the French Dance Tradition. Taking in account his huge among of pieces, I choose to work only two dances from his pedagogic methods for keyboard music, because they belong to the program of the ages I am going to approach in this study: between 10-11 years old.
URI: http://hdl.handle.net/10773/34139
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento_Dalila_Teixeira.pdf2.82 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.