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http://hdl.handle.net/10773/33990
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Martins, Isabel | pt_PT |
dc.contributor.author | Serrano, Maria do Carmo Lopes Rodrigues | pt_PT |
dc.date.accessioned | 2022-06-01T10:23:08Z | - |
dc.date.available | 2022-06-01T10:23:08Z | - |
dc.date.issued | 1996 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10773/33990 | - |
dc.description.abstract | A nível mundial entende-se como prioritário que o ensino das ciências incida sobre a resolução do triângulo ciência-tecnologia-sociedade, isto é, parece ser a compreensão das interacções entre estes três vértices o ponto mais importante desse ensino. Motivar os jovens, levá-los a perservar o património que receberam e um dia passarão é, certamente, corolário do que atrásficoudito Ora, isto para ser feito obriga a que o ensino das ciências tenha, na prática, de dar uma volta de 180º ou seja: que de aprender conceitos para resolver problemas, passe a aprender os conceitos a partir da resolução de problemas. Questionamos, neste trabalho, se a formação dos futuros professores (FP) está a ser adequada para estes fins. Não basta nesta perspectiva saber muito; é necessário saber utilizar os conhecimentos de modo a utilizá-los em estratégias de sala de aula, centradas em abordagens de problemas do dia a dia, que são, normalmente, multidisciplinares. O estudo realizado, de natureza empírica e do tipo qualitativo, envolveu uma amostra de 122 futuros professores de ciências (92 da licenciatura em Ensino de Biologia/Geologia e 30 da licenciatura em ensino de Física/Química) de várias universidades portuguesas no fim da sua formação. O instrumento colector de dados foi um questionário escrio, de resposta individual, constituído por seis questões de resposta aberta construído para este fim. Com ele, procurámos saber como é que os FP utilizavam os conhecimentos científicos quando confrontados com situações-problema que, hoje em dia, se colocam, cada vez com maior pertinência, e que são v.g. os da degradação e preservação do património arquitectónico. Do quesfionário fazia ainda parte uma última questão que lhes proporcionava uma auto-reflexão sobre a sua preparação. As respostas obtidas foram sujeitas a uma análise de conteúdo indentificando-se diversas categorias de resposta as quais foram depois utilizadas na construção de modelos interpretativos. Verificou-se que os futuros professores tiveram, em geral, dificuldade em mobilizar o conhecimento científico previsto como adequado para o seu nível, sendo as suas interpretações ou redutoras ou de senso comum ou mesmo com erros científicos diziendo respeito aos processos físicos e químicos e/ou bioquímicos que ocorrem durante a alteração das rochas. Verificou-se ainda que, exceptuando uma das questões, não se observaram diferenças significativas nas respostas dadas pelos dois grupos, tendo em conta a sua formação, apesar do pendor acentuadamente geológico das questões-problema apresentadas. Os resultados foram discutidos e apontadas algumas razões para a sua existência, a partir das quais emergem sugestões para a formação de professores. | - |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Ensino das ciências | pt_PT |
dc.subject | Formação de professores | pt_PT |
dc.title | Formação de professores de ciências (geologia e química) e abordagem de temas multidisciplinares | pt_PT |
dc.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Universidade de Aveiro | pt_PT |
dc.description.master | Mestrado em Supervisão | pt_PT |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
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