Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/33942
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRamos, Dina Maria Barreirapt_PT
dc.contributor.advisorSzczygiel, Nina Katarzynapt_PT
dc.contributor.authorJesus, Nicole Bento dept_PT
dc.date.accessioned2022-05-24T07:58:36Z-
dc.date.available2022-05-24T07:58:36Z-
dc.date.issued2021-12-09-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/33942-
dc.description.abstractA investigação apresentada tem como objetivo compreender se o mindset empreendedor prediz o sucesso, perspetivando o empreendedor como um Ser que reside e atua em ambientes dinâmicos e incertos. Fatores externos, como contextos ambientais e forças exteriores, apresentam uma influência no alcance do sucesso empreendedor. Contudo, são as características internas do próprio indivíduo que demonstram estar no cerne deste alcance. O presente trabalho foi desenvolvido com base numa metodologia mista, com recurso a dados primários, através de entrevistas e questionários, e dados secundários, através de uma análise de conteúdos. Os resultados alcançados validaram as hipóteses de investigação propostas, indicando o mindset empreendedor como um agente preditor do sucesso. Este mindset caracteriza-se essencialmente pela capacidade de identificação e ação sobre as oportunidades, por uma orientação para o crescimento baseada em capacidades de adaptação, pela procura constante por um desenvolvimento pessoal, e por uma elevada consciência metacognitiva. A característica da perseverança face às rejeições e eventos negativos também se mostrou bastante significativa na nossa amostra. Esta investigação constatou, também, que os objetivos empreendedores estão relacionados com as motivações próprias para empreender, sendo que a definição de sucesso está relacionada com os objetivos individuais.pt_PT
dc.description.abstractThe presented investigation aims to understand if the entrepreneurial mindset predicts success, viewing the entrepreneur as a Being who lives and acts in dynamic and uncertain environments. External factors, such as environmental contexts and external forces, present an influence on the achievement of the entrepreneur’s success. However, it is the individual's own internal characteristics that prove to be at the heart of this achievement. The present work was developed on the basis of a mixed methodology, using primary data, through interviews and questionnaires, and secondary data, through a content analysis. The achieved results validated the proposed research hypotheses, indicating entrepreneurial mindset as a predictor of success. This mindset is mainly characterized by an ability of identifying and acting on opportunities, by an orientation towards growth based on adaptation capacities, by a constant search for personal development and by a high metacognitive awareness. The characteristic of perseverance in the face of rejections and negative events also proved to be highly significant in our sample. This research additionally found that entrepreneurial goals are connected to one's own entrepreneurial motivations, considering that the definition of success is related to individual goals.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEmpreendedorpt_PT
dc.subjectMindset empreendedorpt_PT
dc.subjectSucesso empreendedorpt_PT
dc.subjectMetacogniçãopt_PT
dc.titleMindset empreendedor: uma explicação para o sucessopt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt_PT
dc.description.masterMestrado em Gestãopt_PT
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEGEIT - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento_Nicole_Jesus .pdf1.78 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.