Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/33919
Title: Concepções e práticas de professores sobre o ensino contextualizado da química na escolaridade básica: contributos para a formação contínua
Author: Pinheiro, Maria Teresa Figueira Henriques
Advisor: Martins, Isabel
Keywords: Formação contínua
Ensino básico
Formação de professores
Prática pedagógica
Ensino da química
Supervisão de professores
Defense Date: 1998
Abstract: É consciência crescente de que a Educação em Ciência, também em Portugal, não acompanha a evolução da Sociedade. A crise do ensino-aprendizagem em Ciências/Química, pode também ser vista como a denúncia de um currículo que não reflecte as necessidades da vida moderna e das mudanças sociais. Admitindo que ensinar Química numa perspectiva CTS (Ciência-Tecnologia- Sociedade) é uma orientação promissora de sucesso educativo, mas ainda pouco usual, é intenção deste estudo investigar a compreensão que os professores têm sobre as interacções CTS, o que pensam sobre a sua implementação no Ensino Básico e como as põem em prática. O presente trabalho propõe-se fazer apologia de uma dimensão de ensino - Modelo de Ensino CTS - que contrapondo-se ao Modelo de Ensino Tradicional ou Hierarquia de Conceitos, tem como finalidade aprofundar lacunas na formação de professores e fundamentar propostas de intervenção (Cursos de Formação Contínua) que permitam uma abordagem inovadora da Química no Ensino Básico. O estudo conduzido, de natureza empírica e do tipo qualitativo, envolveu uma amostra de seis professores de Física e Química, que leccionavam em quatro Escolas distribuídas numa zona geográfica alargada, pertencentes à região Centro do País. Como instrumentos de recolha de dados, utílizou-se, numa primeira fase, um questionário escrito, de resposta individual, constituído por seis questões de formato aberto e numa segunda fase, a observação directa de aulas numa perspectiva naturalista. Os dados recolhidos através do questionário foram sujeitos à técnica de análise de conteúdo, sendo o método baseado na construção de categorias de resposta (CR); o processo utilizado para a análise da observação das práticas dos professores em sala de aula fiindamentou-se em três modelos didácticos pré-defínidos. Identificado o pensamento do professor e percebido o que faz na sala de aula, procedeu-se à confrontação por professor de ambas as perspectivas, podendo identifícar-se inconsistências e incoerências decorrentes, porventura, de carências ao nível da formação. Na globalidade, sobre a articulação (ou não articulação) existente entre as concepções e as práticas, o resultado deste estudo, indica uma orientação dominante para concepções empiristas por parte dos professores o que se reflecte nas estratégias de ensino e nas propostas de actividades para os alunos, de cariz acentuadamente tradicional. Assim, os resultados obtidos apontam para a existência de lacunas nos professores a nível da sua formação, em particular sobre o ensino contextualizado da Química, na escolaridade básica.
There is a growing awareness that Science Education, also in Portugal does not catch up with the development of Society. The crisis in the teaching-learning process in Science/Chemistry can also be seen as the result of a curriculum which does not reflect the requirements of modem life and of social changes. Admitting that teaching Chemistry in a Science-Technology-Society (STS) perspective is a promising, though still not very usual, trend fostering the educational success, it is the aim of this study to investigate the understanding that teachers have of the STS interactions, what they think of their implantation and whether how they are able to bring them to classroom practice. The purpose of the present study, is to make the apology of the dimension of a teaching model - the STS Teaching Model - which, in opposition to the Traditional Teaching Model or the Hierarchy of Concepts, aims at deepening deficiencies in the training of teachers and supporting proposals of intervention (Continuous Training Courses for Teachers) which may permit an innovative approach of Chemistry in Basic Education. The study, in an empirical nature and of qualitative type, comprehended a sample of six teachers of Physics and Chemistry, teaching in four schools spread in an enlarged geographical area in the centre of the country. As for Instruments of collecting data, the option was to use, in a first stage, a written questionnaire to be answered individually, consisting of six questions in open format and, in a second stage, the direct observation of classes in a naturalistic perspective. The data collected by the questionnaire were submitted to a content analysis, following the method of the conceptual inventories; the process used for the analysis of the observation of the teachers' practices in the classroom was based in three previously defined didactic teaching models.Once the teacher's thought was identified and what he/she does in the classroom understood, the confrontation of both perspectives per teacher was established and some inconsistency and incoherence were identified, eventually due to deficiencies in the teacher's training. As a whole, about the existing link or not link between the conceptions and the praxis, the result of this study points to an empiristic conception as a dominant trend on the teacher's work, what is reflected on the teaching strategies and on the proposals of activities for students of a marked traditional nature. The results point to the existence of deficiencies in the teachers' education, particularly in the Teaching of Chemistry in Context, in compulsory education.
URI: http://hdl.handle.net/10773/33919
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento_Maria Pinheiro.pdf14.94 MBAdobe PDFrestrictedAccess


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.