Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/33845
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFerreira, José António de Vasconcelospt_PT
dc.contributor.authorPinto, Adriana Almeidapt_PT
dc.date.accessioned2022-05-09T09:29:16Z-
dc.date.available2022-05-09T09:29:16Z-
dc.date.issued2021-12-02-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/33845-
dc.description.abstractO presente relatório descreve o desenvolvimento de um projeto de estágio, realizado ao longo de 8 meses, na empresa Renault Cacia, uma indústria automóvel. Com o objetivo de diminuir o número de paragens da linha de montagem da caixa de velocidades, foi proposto estudar o consumo aleatório de umas peças fundamentais para o continuo fluxo da linha de montagem das caixas de velocidades, melhorando a gestão dos níveis de stock destas peças. Para o cumprimento do desafio proposto, inicialmente procedeu-se ao estudo e compreensão do processo de montagem da caixa de velocidades JT4 e ao estudo do comportamento do consumo das peças de consumo aleatório, realizando um levantamento de dados significativos. Posteriormente, foi analisado o sistema de gestão de stocks atual, identificando os parâmetros com mais impacto nos níveis de stock informático. Por último, foi criado um modo de funcionamento padronizado para o controlo dos níveis de stock das peças de consumo aleatório e foi implementado stocks de segurança. Com a introdução dos stocks de segurança no sistema interno de gestão de stocks e com o cumprimento do modo de funcionamento criado para o controlo dos níveis de stock, foi possível diminuir os desvios de inventário, reduzindo a necessidade de efetuar transportes urgentes e diminuindo o risco de paragem da linha de montagem. Com isto, foi possível reduzir o custo associado aos desvios de inventário em 43.545,36€ e reduzir os custos associados aos transportes urgentes e às paragens da linha.pt_PT
dc.description.abstractThe present report describes the development of an internship project, carried out over 8 months, at the Renault Cacia company, an automotive company. To reduce the number of stops on the gearbox assembly line, it was proposed to study the random consumption of some key parts for the continuous flow of the gearbox assembly line, improving the management of stock levels of these parts. To fulfill the proposed challenge, initially, the JT4 gearbox assembly process was studied and understood, and the consumption behavior of random consumption parts was studied, carrying out a survey of significant data. Subsequently, the current stock management system was analyzed, identifying the parameters with the greatest impact on IT stock levels. Finally, a standardized operating mode for controlling stock levels of random consumable items was created and safety stocks were implemented. With the introduction of safety stocks in the internal stock management system and compliance with the operating mode created to control stock levels, it was possible to reduce inventory deviations, reducing the need for urgent transport and reducing the risk assembly line stop. With this, it was possible to reduce the cost associated with inventory deviations by €43,545.36 and reduce the costs associated with urgent transport and line stoppages.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectLogísticapt_PT
dc.subjectGestão de stockspt_PT
dc.subjectProcura aleatóriapt_PT
dc.subjectStocks de segurançapt_PT
dc.subjectNível de serviçopt_PT
dc.titleGestão e controlo de peças de consumo aleatório numa indústria automóvelpt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt_PT
dc.description.masterMestrado em Engenharia e Gestão Industrialpt_PT
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEGEIT - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento_Adriana_Pinto.pdf2.03 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.